Qual o maior problema da agropecuária no Brasil?

Perguntado por: osalazar3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 3 votos

Um grande problema e verdadeiro obstáculo para o avanço do agronegócio brasileiro é constituído pelo desperdício de alimentos ao longo da cadeia produtiva. É uma triste posição de destaque que temos entre os mais descuidados do mundo quando se trata de perdas de alimentos.

Os impactos ambientais causados pela atividade agropecuária decorrem principalmente de dois fatores: da mudança do uso do solo, resultante do desmatamento e da conversão de ecossistemas naturais em áreas cultivadas, e da degradação das áreas cultivadas, causada por práticas de manejo inadequadas.

O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

Diminuição da biodiversidade por causa do uso agrotóxicos (pesticidas), que, muitas vezes, são pulverizados por aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento também contribui para a diminuição da biodiversidade; Erosão causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos.

O desempenho do agronegócio brasileiro no mercado internacional segue batendo novos recordes. Em maio deste ano, as exportações do setor atingiram a marca de US$ 16,6 bilhões, aumento de 10% ante mesmo mês de 2022.

“Embora a agropecuária seja o motor final, as florestas e outros ecossistemas são frequentemente desmatados para especulação de terras que vieram a ser usadas, projetos que foram abandonados ou mal concebidos, terras que se mostraram impróprias para o cultivo, bem como devido a incêndios que se espalharam para ...

Quais as principais dificuldades encontradas pelos produtores rurais?

  • Mudanças no clima. ...
  • Incentivar as pessoas a consumir produtos saudáveis. ...
  • Controlar pragas e outros contaminantes. ...
  • O desperdício de alimentos. ...
  • Produção de energia. ...
  • Dificuldades econômicas.

Com base nisso, pode-se dizer que a agropecuária, apesar de ter papel fundamental, pode provocar impactos negativos ao meio ambiente, tais como aquecimento global, desmatamento, extinção de espécies, compactação do solo, comprometimento das águas e emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE).

CPI do MST: “INCRA é o maior responsável pelo desmatamento no Brasil”, diz procurador do Rio Grande do Sul. O Procurador do Estado do Rio Grande Sul, Rodnei Candeias, destacou, nesta quarta-feira (16), na CPI do MST que o INCRA é o maior responsável pelo desmatamento no Brasil.

A degradação ambiental no Brasil e, em especial no Cerrado, decorrente da exploração da agropecuária, tem transformado consideravelmente o seu perfil, resultando em excesso de desmatamento, compactação do solo, erosão, assoreamento de rios, contaminação da água subterrânea, e perda de biodiversidade, com reflexos sobre ...

O desmatamento e o uso de agrotóxicos e fertilizantes são as maiores causas disso. Porém, não podemos nos esquecer dos impactos ambientais da agricultura positivos, como a retenção de gases de efeito estufa nos plantios.

“Impactos ambientais, mudanças climáticas, escassez de água, tudo consequência do desflorestamento em busca de expansão agrária” (GIZMODO BRASIL, 2021). Sendo, as principais causas do desmatamento estão associadas à expansão agrícola, que aumentou 9% em 2021, quando comparado com o ano anterior (CNN BRASIL, 2022).