Qual o lugar mais alto de Campinas?

Perguntado por: rchaves . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 3 votos

O ponto mais alto de Campinas está próximo ao Observatório Municipal Jean Nicolini, localizado na Serra das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, na Região Leste, a uma altitude de 1 033 m.

Ainda segundo o levantamento, a região Sul de Campinas concentra o maior número de famílias em situação de vulnerabilidade, com 74 mil cadastros. Em seguida, estão as regiões Sudoeste e Noroeste. Juntas, as três regiões concentram 75% das famílias mais pobres do município.

O relevo da área é predominantemente colinoso ondulado inclinado, com exceção dos interflúvios em trecho de menor densidade de drenagem (parte sul), onde o relevo é colinoso suavemente ondulado (vide mapa abaixo).

A Torre do Castelo, antes conhecida como O Castelo D'água, era uma caixa de água de 27 metros de altura construída em um dos pontos mais altos de Campinas, erguido em 1940 em local estratégico para o desenvolvimento urbano da cidade, foi criado para abastecer os bairros que se formavam na região norte.

1. Campo extenso sem povoações nem árvores. 2. Terreno plano de grande extensão.

bairro Guanabara

1 – Guanabara
Procurando uma opção entre bairros nobres Campinas? Então vale a pena conhecer o bairro Guanabara. A região se destaca pela sua infraestrutura de serviços, como clínicas estéticas, restaurantes, centros comerciais, entre outros negócios.

O distrito Nova Aparecida e a área do São Marcos são os territórios pertencentes a região Norte de Campinas mais vulneráveis que os outros territórios da mesma região.

Campos do Jordão

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil
O Pico do Itapeva, sem dúvida, é o lugar mais incrível para ver o astro rei se despedir.

685 m

Conhecida como “princesa do oeste” em alusão à marcha cafeeira pela porção oeste da Província de São Paulo, a cidade de Campinas experimentou uma importante modernização entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX, constituindo-se nesta ocasião as bases infra-estruturais do município nos ...

Se olharmos bem, ainda há vestígios do morro do Castelo no Rio de hoje. A ladeira da Misericórdia, com seus tímidos 30 metros, é a única rua que sobrou do morro e fica ao final da rua de mesmo nome, na região do Centro que, não à toa, se chama Castelo.

A área em que hoje se acha instalada a cidade de Campinas, conta com pouco mais de 260 anos de história colonial/imperial/republicana e com milhares de anos de história indígena.

Compartimentos como fossos, muralhas, torres, seteiras (fendas nas paredes utilizadas pelos arqueiros), buracos mortais no alto das paredes e portões.

Em 14 de dezembro de 1797 Campinas foi emancipada de Jundiaí, elevada à condição de vila, com o nome de Vila de São Carlos.