Qual o Dia do Orgulho LGBT queria mais?

Perguntado por: drosa4 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

28 de junho

Dia do Orgulho LGBTQIA+: tudo sobre 28 de junho e 40 frases para compartilhar. Todo ano, o Dia do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado em 28 de junho. Confira tudo sobre a data e frases para compartilhar! No dia 28 de junho, é Dia do Orgulho LGBTQIA+, data que marca a luta pelo direito e igualdade de gênero em todo o mundo!

28 de junho

O Dia do Orgulho LGBT foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn.

Em 1970, a comunidade LGBT+ mobilizou a primeira marcha do orgulho gay em algumas cidades dos Estados Unidos e, então, junho passou a ser conhecido como o Mês do Orgulho LGBT+. Assim, até hoje, o Mês do Orgulho LGBT+ é celebrado em junho no Brasil e em outros países do mundo.

No dia 28 de junho de 1969, a comunidade LGBTQIA+ de Nova York, revoltou-se com as condições em que viviam e com a necessidade de esconderem-se da sociedade, passaram a protesta nas ruas ao redor do bar Stonewall Inn durante 6 dia.

· "Dia do Orgulho Hétero, a ser comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de dezembro." Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Além dessas letras, que são as mais comuns, atualmente, há algumas correntes que indicam para uma sigla completa. É composta por: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

Essa é uma história que começa no final dos anos 1970, quando os movimentos pelos direitos de pessoas homossexuais estavam ganhando destaque nos Estados Unidos. A ideia surgiu de uma proposta feita pelo ativista e político Harvey Milk ao designer Gilbert Baker, que também atuava como artista drag em São Francisco.

Origem da sigla LGBTQIA+
A sigla foi mudando ao longo da história de luta dos movimentos. É consensuado como marco do movimento a Revolta de Stonewall, ocorrida em Nova Iorque, EUA, em 1968. Stonewall Inn era o nome do bar/boate que aceitava pessoas LGBTQIA+ na época.

23 de julho de 1993: Massacre da Candelária e a impunidade policial que grassa no Brasil. Já passaram 29 anos desde que um grupo de polícias militares assassinou oito crianças e jovens, pobres e racializados, que dormiam na rua junto à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro.

No dia 29 de junho, comemora-se o dia dele, com homenagens e celebrações – acredita-se que esta data foi escolhida pois, no dia 29 de junho de 64 d.C, São Pedro teria sido assassinado ao lado do apóstolo Paulo.

1969 — Carlos Lamarca lidera a primeira ação guerrilheira urbana contra a ditadura militar no Brasil em São Paulo, roubando dois bancos.

Eventos como a Parada LGBT, ou mesmo o reconhecimento do Mês e Dia do Orgulho são ferramentas essenciais para trazer visibilidade e promover o debate sobre a necessidade de garantir os direitos da população LGBTQIAPN+. O Brasil é um dos países que mais mata homossexuais do mundo.