Qual o avião de papel que voou mais longe?

Perguntado por: lgonzaga . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Um avião de papel, produzido com eucalipto português pela Navigator, conquistou o recorde mundial de distância com um voo de 88 metros (quase o comprimento de um campo de futebol), num evento em Crown Point, nos EUA.

88 metros

Avião em papel Navigator conquista recorde mundial de distância com um voo de 88 metros.

O modelo de papel voou por 76,8 metros, segundo o Guinness World Records. Ele foi projetado pelo malaio Chee Yie Jian, dobrado pelo sul-coreano Shin Moo Joon e arremessado no ar por outro jovem da Coreia do Sul, Kim Kyu Tae.

Física do avião de papel
Inspirando-se em vários aviões hipersónicos, que podem voar cinco vezes mais rápido do que a velocidade do som (Mach 5), especificamente o X-43A da NASA, a equipa criou um projeto vencedor - mais tarde denominado "Mach 5".

1- Blackbird: Esse é o avião classificado como o mais rápido do mundo com tripulação. O Lockheed Martin SR-71, conhecido como Blackbird, pode alcançar uma velocidade três vezes maior que um avião comercial, cerca de 3.700 km/h.

A velocidade de cruzeiro média dos aviões comerciais varia de 850 km/h a 920 km/h. Essa velocidade permite um equilíbrio entre eficiência de combustível e tempo de viagem. No entanto, é importante mencionar que existem aeronaves supersônicas capazes de voar a velocidades muito mais altas.

Maior índice de acidentes antigamente
O levantamento da Boeing revela que um dos aviões com mais acidentes, proporcionalmente, é o 737 Max, da própria empresa.

Por que o U-2 ainda é o melhor avião espião do mundo, 65 anos após sua criação. Com uma envergadura quase duas vezes maior do que seu comprimento, o avião espião Lockheed U-2 é uma das aeronaves mais distintas da Força Aérea dos Estados Unidos — e também mais difícil de pilotar.

O A-12 Oxcart, por exemplo, é considerado até hoje o avião de série mais rápido do mundo já construído. Mas o dono do recorde do voo mais rápido da história não é ele, e sim seu “irmão”: o SR-71 Blackbird. A velocidade atingida? Impressionantes 3,56 Mach, equivalente a 3,56 vezes a velocidade do som, ou 3.862 km/h.

A origem dos aviões de papel é normalmente atribuída à China Antiga, embora haja evidência de que foi concomitantemente aperfeiçoado e desenvolvido no Japão onde é conhecido como 紙飛行機 (kami hikōki; kami=papel, hikōki=avião).

Bom, a sustentação acontece graças à fenda que existe entre as asas do avião de papel. Como o avião é jogado para cima, o ar passa pela dobradura central e é desviado para baixo, gerando uma força de empuxo que sustenta as asas.

Fazendo as Peças do Shuriken

  1. Dobre o quadrado no meio. ...
  2. Corte o quadrado no meio, na dobra que acabou de ser feita. ...
  3. Agora dobre cada metade no meio no sentido do comprimento.
  4. Pegue uma das metades dobradas. ...
  5. Repita a operação. ...
  6. Formando o “S”. ...
  7. Repita a dobra com a outra ponta.

De acordo com o site de uma das principais companhias aéreas do Brasil, a Latam, essa velocidade varia entre 200 e 280 km/h em aviões comerciais. Para aviões menores, como o já citado Cessna 152, ela é, em média, de 88 km/h sem os flaps.

aviãozinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo.

A maior parte dos jatos executivos atinge velocidades entre 700 km/h e 1000 km/h, com poucos modelos ultrapassando essa marca quando estão em velocidade de cruzeiro.