Qual música do Tim Maia toca no filme Eduardo e Mônica?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Deixar as Coisas Tristes Pra Depois

Ao som de “Deixar as Coisas Tristes Pra Depois”, de Tim Maia.

Pra concluir, aí vão alguns vídeos de canções que aparecem no filme:

  • “ Total eclipse of the heart”, com Bonnie Tyler (1983):
  • “ Tainted love”, com Soft Cell (1981)
  • “ Should I stay or should I go”, The Clash (1982)
  • “ Bichos escrotos”, Titãs (1986)
  • “ Private Idaho”, do B-52's (1980)
  • “ ...

Clair de Lune, de Claude Debussy, The Best, de Tina Turner, Hello, de Lionel Ritchie, Habanera, de Georges Bizet, e Love is an Angry Thing, de Anthony Hamilton, fazem parte da trilha sonora da produção.

Total Eclipse of the Heart

Para completar, a cena em que Eduardo canta “Total Eclipse of the Heart”, de Bonnie Tyler, com inglês de iniciante para conquistar Mônica no meio de uma “festa estranha” pode ser apontada como uma das mais fofas do cinema nacional em anos e certamente vai te contagiar com emoção.

Eduardo e Mônica - Legião Urbana - LETRAS.MUS.BR.

Mas há muitas diferenças na vida real. Aos 63 anos, a artista plástica é menos de dois anos mais velha que o marido, que completa 62 em junho. Eles também têm personalidades diferentes das retratadas na música.

Para a composição da canção “Eduardo e Mônica”, Renato Russo se inspirou na história do casal de amigos de longa data, Fernando Coimbra e Leonice de Araújo. O artista conheceu o casal na Universidade de Brasília, nos anos 80, quando ainda estavam no início do relacionamento.

Mesmo com essa fase conturbada, o período que Tim passou nos Estados Unidos foi essencial para a construção de sua identidade enquanto compositor e artista. Ele frequentava periodicamente locais que tocavam músicas de jazz, R&B e principalmente soul music, que o viria a marcar como cantor.

O mais legal foi poder ver na tela do cinema os personagens criados por Renato para a música, que tem quase 10 minutos de duração.

No filme “Eduardo & Mônica”, além do Parque da Cidade, claro, alguns dos roteiros traçados pelo GDF se fazem presentes com cenas rodadas na Universidade de Brasília (UnB), na entrequadra 110/111 Sul – endereço da antiga lanchonete Food's, ponto de encontro dos punks e local de shows de bandas da cidade -, além do Bar ...

1986

A canção integra o imaginário do brasileiro. Mas tendo Sampaio, de 46 anos, nascido em Brasília e vivido na capital federal sua adolescência quando a Legião estourou, isso faz a diferença. “Eduardo e Mônica” é ambientado no mesmo 1986 em que a música foi lançada.

Ao invés de gêmeos, o casal teve apenas uma filha, que, apesar das discrepâncias, também encontra as semelhanças na realidade e na música: "Eu vejo um pouco de Eduardo e Mônica nos dois", diz Nina Coimbra. "Poesia não é literal, né?