Qual melhor papel para imprimir carta?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

O papel offset é ideal para produtos que receberão textos, por exemplo, papéis timbrados, miolos de livros, folhetos, envelopes, agendas, cartas, blocos, cartazes e até selos.

Papel couchê: o papel couchê é considerado um dos melhores papéis para impressão atualmente. É indicado para trabalhos impressos que exijam alta qualidade e excelente aparência.

papel supremo

Devido à sua alta gramatura (205g), o papel supremo tem alta resistência, além de possuir uma superfície extremamente lisa. Por esse motivos, o papel supremo é o mais indicado para impressos de grande qualidade e durabilidade. Esse tipo de papel possui uma das faces fosca e a outra lisa.

Opaline. Semelhante ao papel cartão, o papel opaline destaca-se por ser aplicado em finalidades que exigem uma maior rigidez, como em convites formais, diplomas e cartões de visita. O mais comum é que esse papel seja utilizado no formato A4, já a gramatura corresponde de 180 a 240 g/m².

O peso costuma variar entre 50 e 350 gramas. Para escolher o papel ideal é fundamental levar essa característica em consideração, pois certos impressos necessitam de um material mais resistente como, por exemplo, os cartões de visita que são normalmente produzidos com papéis de 250 a 300 g.

Clique em Iniciar, aponte para configuraçõese clique em impressoras. Clique com o botão direito do mouse na impressora apropriada e, em seguida, clique em Propriedades. Clique na guia papel e, em seguida, clique no tamanho do papel que você deseja usar na caixa tamanho do papel .

O papel Opaline é um papel muito rígido, utilizado principalmente em cartões de visita. Pela sua espessura e lisura, é um ótimo papel para qualquer tipo de convite e aplicação em diplomas.

Papel Kraft
Esse papel não passa pelo processo de branqueamento na sua fabricação, mantendo a cor da madeira do qual foi feito. Apresenta resistência é muito alta e por essa razão é ideal para a confecção de caixas em geral, sacolas e embalagens.

Destinado para impressões em geral como: cadernos, agendas, blocos, folhetos, calendários, postêres, tablóides, relatórios anuais, malas diretas, formulários contínuos e envelopes. Base para papel autocopiativo e revestidos do tipo couché e outros do gênero.

Papel Kraft

#15: Papel Kraft
Sua resistência é extremamente alta! Por isso, é o tipo de papel ideal para a confecção de embalagens, sacolas e caixas em geral. É possível encontrar papel kraft em cores como branco, laranja, amarelo e tons de azul. Muitos designers e desenhistas gostam de usar o papel kraft em suas artes.

Em geral, as impressoras aceitam papeis: sulfite, reciclado, clor plus metalizado, vegetal, color plus fosco, acetinado, matte dupla face, glossy fotográfico, glossy adesivo e envelopes.

papel vergê

O papel vergê é um tipo de papel muito usado para fazer convites de casamento e artesanatos. Ele é mais duro que o papel sulfite e, no entanto, mais fino que a cartolina. Sua textura, em relevo, é levemente rugosa, com pequenas linhas paralelas. Perfeito, portanto, para artigos que requerem sofisticação.

Basta imprimir a sua arte em papel glossy se a impressora for jato de tinta ou papel couché se for laser. Ambos na versão adesiva e pode ser de qualquer espessura. Em seguida aplique sobre o papel mais grosso que você deseja usar, pode ser papel cartão, papel sulfite extra grosso, papelão paraná e até MDF.

180g/m² – Esse padrão é adotado na impressão cartazes, anúncios. 210/m² a 300g/m² – Normalmente, essa faixa é utilizada para a impressão de materiais que demandam maior qualidade, resistência e durabilidade, como convites, cartões de visita, calendários e outros que exijam uma bela apresentação.

O papel offset é parecido com o sulfite, mas difere em caracteres técnicos. Tem menos porosidade e absorve bem mais tinta que o anterior, mas esta característica é uma desvantagem porque a aparência não fica tão boa. Sua vantagem é o preço. É muito utilizado em folhetos, cartazes, pastas, envelopes.