Qual foi o pior campo de concentração do Holocausto?

Perguntado por: alima . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

campos de concentração de Auschwitz

O complexo dos campos de concentração de Auschwitz foi o maior de todos aqueles criados pelo regime nazista. Nele havia três campos principais, de onde os prisioneiros eram distribuídos para trabalhos forçados e, por um longo período, um deles também funcionou como campo de execuções.

Auschwitz-Birkenau

O maior campo de extermínio foi Auschwitz-Birkenau, que no começo de 1943 já possuía quatro câmaras de gás que operavam com o gás venenoso Zyklon B. No auge das deportações, mais de 6.000 judeus eram asfixiados por dia com este gás, em Auschwitz-Birkenau, Polônia.

O Campo de Concentração de Auschwitz, também conhecido como Auschwitz-Birkenau, era um complexo de 40 campos de concentração e extermínio que se tornou o centro do genocídio executado pelos nazistas.

Auschwitz II era o campo de extermínio ou Vernichtungslager, onde ao menos 960 mil judeus, 75 mil poloneses e 19 mil romas foram mortos.

Em Auschwitz, o uso das câmaras de gás com Zyklon B, pesticida que em contato com o ar solta um gás mortal, foi responsável pela morte de milhões de pessoas (a maioria, judeus). Auschwitz foi o único campo de extermínio que recebeu mais judeus de outras partes da Europa do que judeus poloneses.

12€

Quanto custa entrar em Auschwitz
A entrada em Auschwitz é grátis se visitar de forma independente, mas deve ser marcada online. Se desejar estar acompanhado por um guia terá de pagar e o preço ronda os 12€ por pessoa (50 zloty).

Auschwitz I. Este foi o primeiro e o principal acampamento construído pelos nazistas. Hoje em dia este campo de concentração é um museu. Ele começou a ser usado pela SS em 1940, quando os primeiros prisioneiros, principalmente poloneses e soviéticos, foram deportados e mortos.

Uma placa na entrada do campo dizia: “ARBEIT MACHT FREI”, que significa “o trabalho liberta”. Na realidade, o que acontecia era o oposto. O trabalho se tornou outra forma de genocídio, chamada pelos nazistas de “extermínio por meio do trabalho”.

A frase "Arbeit macht frei" tornou-se um símbolo dos esforços nazistas para dar às vítimas uma falsa sensação de segurança antes de matá-las em câmeras de gás ou por causa do frio, da fome, de doenças ou experiências.

Em janeiro de 1945 os soviéticos liberaram Auschwitz, o maior de todos os campos de concentração e de extermínio.

Por que alguns judeus que sobreviveram ao Holocausto têm um número tatuado no braço? O complexo do campo de Auschwitz era a única instituição a tatuar sistematicamente os presos com seus números de prisão, para facilitar sua identificação após a morte por fome, doença ou brutalidade no campo.