Qual foi a última sobrevivente do Titanic?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 16 votos

Millvina Dean

Millvina Dean tinha apenas nove semanas de vida quando embarcou com os pais e o irmão no transatlântico. O aniversário de 25 anos do clássico 'Titanic' (1997) e o retorno do longa aos cinemas trouxe à tona a história da britânica Millvina Dean (1912-2009), a última sobrevivente do naufrágio ocorrido em 1912.

Além de ser a última sobrevivente viva, Millvina Dean também foi a passageira mais jovem do Titanic. Na época do naufrágio, ela tinha apenas dois meses de idade. Ela estava a bordo do navio com sua família, que viajava para tentar abrir um negócio nos Estados Unidos.

Elizabeth Gladys Millvina Dean

Elizabeth Gladys Millvina Dean (Branscombe, 2 de fevereiro de 1912 – Ashurst, 31 de maio de 2009) foi uma mulher inglesa, a última sobrevivente do naufrágio do RMS Titanic, ocorrido em 15 de abril de 1912. Com dois meses de idade, ela era a mais jovem passageira do navio.

A personagem faz referência à socialite Margareth Brown, também conhecida como Molly Brown --uma das poucas sobreviventes do naufrágio-- e não era muito conhecida antes do filme ser lançado.

O primeiro resgate, no entanto, apareceu duas horas após o acidente. Ao todo, 1,5 mil pessoas morreram. A missão para salvar os 705 sobreviventes durou até às 8h30 do dia 15, quando eles foram levados de volta à terra firme por meio de botes salva-vidas.

Sua esposa se chamava Mariana Teresa do Carmo. O português embarcou no Titanic na cidade de Southampton, como passageiro de segunda classe era.

De acordo com estudos, o navio deve sumir nos próximos 30 anos devido a degradação natural provocada pelo desgaste da água. "Todo aquele buraco no convés daquele lado está desmoronando, levando consigo as cabines, e a deterioração vai continuar avançando", explicou o historiador do Titanic Parks Stephenson.

Rose é salva e se torna uma das sobreviventes do naufrágio — aos 101 anos (já interpretada por Gloria Stuart), é ela quem narra parte da história no filme. Jack, Rose e Caledon são personagens fictícios, não existiram na vida real.

1 de outubro de 1996

Rose DeWitt Bukater (Filadélfia, 11 de abril de 1895 – para alguns, Rose teria morrido no Oceano Atlântico, em 1 de outubro de 1996) é uma personagem fictícia e protagonista do filme Titanic de 1997, foi criada por James Cameron, o roteirista, produtor e diretor do filme ganhador de 11 Óscares em 1998.

Foram encontrados materiais orgânicos, que seriam restos mortais dos tripulantes, nos destroços do submersível Titan. A informação foi divulgada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos na quarta-feira (28).

Jack morreu de hipotermia, e seu corpo afundou para o fundo do oceano, fazendo-o ser sepultado no mar.

Foram mais de 1.500 mortes — cerca de 70% das pessoas a bordo — após o Titanic atingir um iceberg no Atlântico Norte. Agora a cerca de 4 mil metros no fundo do Atlântico, os corpos teriam se decomposto ou sido comidos pela vida marinha nesta profundidade.