Qual foi a primeira cor de pele do mundo?

Perguntado por: asales6 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Uma análise genética do esqueleto de 10 mil anos revelou que a pigmentação de sua pele era de 'escura a negra'. O estudo do esqueleto humano mais antigo encontrado no Reino Unido contradiz a crença popular de que a maioria dos europeus sempre teve a cor da pele branca.

A cor da pele humana resulta de uma relação estabelecida entre vários genes. Trata-se de uma herança complexa que determina uma série de fenótipos (expressão do genótipo mais a interação do ambiente), que vão desde uma pele muito clara até uma pele muito escura, com vários fenótipos intermediários.

Segundo estudo, as populações que habitaram a Grã-Bretanha e a Escandinávia tinham pele escura até 5500 anos atrás, quando surgiram os primeiros homens com pele branca. O surgimento da nova cor de pele é concomitante à troca da caça e da coleta por atividades agrícolas e pastoreio.

Toda a pele tem um subtom, ou seja, uma cor de fundo que pode variar basicamente entre rosado ou amarelado.

Bem, sua pele “não era nem branca nem pálida, mas avermelhada, brilhando com a rica tonalidade da saúde” (Ellen White, Last Day Events 291.4). Não apenas isso.

Por que as palmas das mãos são consideravelmente mais claras que o restante do corpo? Devido à pouca exposição ao sol em relação às demais partes do corpo, as palmas das mãos sofreram uma adaptação evolutiva e perderam melanócitos, células que produzem melanina — a proteína responsável pelo pigmento da pele.

Os portugueses, assim como outros povos do sul da Europa e mediterrânicos, são uma população predominantemente morena.

Tom de pele
Ele associa fatores de pigmentação constitutiva e facultativa. Portanto, podemos dizer que existem tons de pele branca, morena e negra.

A Dra Monalisa explica que "a pele negra tem mais melanina e por isso é mais escura. A melanina tem uma função, ela não está ali só para escurecer e dar esse tom de pele lindo. Ela tem uma função principal de defesa contra a radiação solar, contra injúrias na pele.

— No Brasil, temos uma variação de pele índigena: na região Centro-Oeste, há um predomínio do mameluco, isso é, de um tom de pele meio amarelado, para quem são indicados tons de rosa e bronze. Já os índios do Norte têm a pele mais escura ou avermelhada, que fica melhor com tons de vermelho escuros e dourados.

Os tipos de pele negra podem ser classificados entre: claro, médio e escuro. E, esses variam entre tons quentes e frios. Além disso, as definições foram estabelecidas devido a quantidade de melanina presente no corpo.

Descobrir sua paleta de cores é possível com o site Colorwise.me. A ferramenta analisa os tons da sua pele, cabelo e olhos e revela quais são as cores recomendadas, que mais combinam com a sua aparência, e quais você deve evitar.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 42,8% dos brasileiros se declararam como brancos, 45,3% como pardos e 10,6% como pretos.