Qual é o sobrenome mais popular do Brasil?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 14 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

Silva, Santos e Oliveira são os três sobrenomes mais comuns do Brasil. Eles são compartilhados por milhões de pessoas em todo o país, mesmo elas não tendo necessariamente ligações de descendência diretas. A maior parte dos sobrenomes brasileiros têm origem portuguesa e remontam o período colonial do país.

O sobrenome mais comum é Wang , com 76 milhões de pessoas na China. Em seguida vem Devis , de 69 milhões de indianos. No Brasil, Da Silva é o sobrenome mais popular .

Cavalcanti

A maior família brasileira é a Cavalcanti, de origem italiana, e não a dos Silvas, diferentemente, portanto, do que a maioria das pessoas pensa.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

Quais são alguns dos sobrenomes mais raros? R: Existem vários sobrenomes raros que podem ser encontrados em todo o mundo. Alguns dos mais raros incluem Kowalski, Jankovic, Zawadzki, Wysocki, Dabrowski, Kalinowski, Szymanski e Kaczmarek.

Nas ruas de Macau, no Rio Grande do Norte, Charlingtonglaevionbeecheknavare dos Anjos Mendonça ficou conhecido apenas como Chacha. Segundo ele, foi seu pai quem criou o nome, mas o significado sempre foi um mistério.

Segundo a pesquisa no site, os cinco sobrenomes mais comuns no Brasil são Silva, Santos, Oliveira, Souza e Rodrigues. Silva, o grande campeão, está presente em mais de cinco milhões de sobrenomes dos brasileiros.

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

"Conforme a nova legislação de registros públicos, não é possível que se invente um sobrenome. Todavia, é possível, com base nesse novo dispositivo legal, a inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, bastando a comprovação do vínculo", explica o advogado Lucas Braga.

Os sobrenomes mais recorrentes nos Estados Unidos são Smith, Johnson, Williams, Brown e Jones. Porém, nomes latinos agora ocupam três lugares na lista dos dez principais sobrenomes* do Bureau do Censo dos EUA. Garcia é o sexto sobrenome mais comum.

Em 2023, os mais ricos do Brasil são: Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles, Eduardo Saverin, Carlos Alberto Sicupira, Alexandre Behring, André Esteves, João Moreira Salles, Walther Moreira Salles Junior, Jorge Moll Filho, Fernando Roberto Moreira Salles Junior, Pedro Moreira Salles e Maurizio Billi.

Ziona Chana, chefe de uma seita cristã local que permite a poligamia, morreu no domingo, tuitou Zoramthanga, ministro-chefe de Mizoram que atende por um único nome. Com um total de 167 membros, a família é a maior do mundo, de acordo com a mídia local, mas isto depende de se contarem os netos, dos quais Ziona teve 33.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.