Qual é o significado da palavra Brics?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação.

O acrônimo juntava as iniciais de países grandes em extensão territorial, população e potencial de liderar o crescimento global. Em 2006, o conceito deu origem ao grupo, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China, o Brics.

O agrupamento começou com quatro países sob o nome BRIC, reunindo Brasil, Rússia, Índia e China, até que, em 14 de abril de 2011, o "S" acrescido resultou da admissão da África do Sul (do inglês: South Africa) ao grupo.

Estes países possuem diversas características semelhantes como: países com maior extensão territorial, riqueza de matéria prima, disponibilidade de mão de obra barata (destaque para a Índia), concentram 42% da população mundial, potencial militar (Rússia e China) e grande mercado interno.

Ao contrário do Mercosul ou da União Europeia, o BRICS não pode ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes.

Como um dos membros do BRICS, o Brasil tem acesso a tecnologias e conhecimentos avançados em áreas como telecomunicações, biotecnologia, energia, entre outras.

O Brics propõe que a BricsCoin seja uma moeda respaldada pelo ouro. A concepção é que cada unidade da moeda tenha um valor equivalente a uma quantidade específica de ouro físico, garantindo assim um valor intrínseco lastreado por reservas mantidas pelo Banco do Brics.

Brics é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento.

O termo BRIC surgiu pela primeira vez em 2001 em um artigo publicado pelo economista do Goldman Sachs, Jim O'Neil, que defendeu a ideia de que Brasil, Rússia, Índia e China seriam as economias do futuro.

a China

O país asiático ocupa cada vez mais um cenário de destaque mundial. Atualmente, a China é a maior economia do Brics e foi responsável por presidir o grupo em 2022.

O BRICS é a sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, conhecido como grupo de países emergentes selecionados e reunidos pelo estágio de desenvolvimento econômico.

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul são os cinco países que formam, atualmente, o grupo denominado Brics.