Qual é o novo feriado que foi aprovado em 2023?

Perguntado por: rnunes7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

O novo feriado nacional de 2023 será comemorado no dia 13 de abril. Essa data foi escolhida para homenagear um evento histórico importante para o Brasil: a abolição da escravidão. Nesse dia, em 1888, foi assinada a Lei Áurea, que decretou o fim da escravidão no país.

Para alegria de muitas pessoas, nos próximos anos, este pode não ser o único feriado fixo no mês de abril. Isso porque o dia 19 de abril pode se tornar o próximo feriado do calendário brasileiro. Conhecida como "Dia do Índio", a data oficialmente é chamada de "Dia dos Povos Indígenas".

07/04/23: Sexta-feira Santa / Paixão de Cristo (sexta-feira) 09/04/23: Páscoa (domingo) 21/04/23: Tiradentes (sexta-feira)

Pontos facultativos de 2023

  • 20/02: Carnaval (segunda-feira)
  • 21/02: Carnaval (terça-feira)
  • 22/02: Quarta-feira de Cinzas (quarta-feira até 14h)
  • 08/06: Corpus Christi (quinta-feira)
  • 28/10: Dia do Servidor Público (sábado)

FERIADO DIA 19 DE ABRIL
De acordo com Fábio Trad, o dia 19 de abril é um importante instrumento para resgatar memórias e ratificar saberes ancestrais e deve ser incluído no calendário oficial de feriados nacionais.

Comércio. O comércio e as lojas de alimentação em São Paulo vão funcionar no feriado de Corpus Christi, mas em horário especial.

O Corpus Christi é uma celebração religiosa que comemora o sacramento da eucaristia e o corpo de Cristo. A data não é fixa e acontece sempre 60 dias após a Páscoa. O feriado Corpus Christi em 2023 acontecerá no dia 08/06, uma quinta-feira, o que favorece emendar a sexta-feira e aproveitar o feriado prolongado em junho.

Nova lei denomina o 19 de abril como Dia dos Povos Indígenas, em substituição a Dia do Índio - Notícias - Portal da Câmara dos Deputados.

Em 2023, inclusive, são dois feriadões. E para fazer ainda mais jus à fama, nos próximos anos, um novo dia de folga pode incrementar o mês de abril. Isso porque o dia 19 de abril pode se tornar o próximo feriado do calendário nacional.

O feriado da do Dia do Trabalhador ocorrerá dia 1 de maio, segunda-feira.

No segundo semestre, os feriados só vêm a partir de setembro, com a Independência do Brasil (7/9) e o Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida (12/10) em quintas-feiras.

O dia de Corpus Christi, que este ano cairá na próxima quinta-feira, 8 de junho, não é um feriado nacional. Porém, em algumas cidades como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), a data é feriado por força de lei municipal.

As leis brasileiras fixam oito datas comemorativas como feriados nacionais: Confraternização Universal (1º de janeiro), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Natal (25 de dezembro).

Assim, os feriados nacionais atuais são os seguintes:

  • 1º de janeiro;
  • 21 de abril;
  • 1º de maio;
  • 7 de setembro;
  • 2 de novembro;
  • 15 de novembro;
  • 25 de dezembro.

Data do calendário católico tem variações pelo Brasil
Em 2023, o feriado de Corpus Christi será celebrado no dia 8 de junho. Isso porque a data muda todo, pois acontece 60 dias após o domingo de Páscoa — mas, necessariamente, cairá sempre numa quinta-feira.