Qual é o melhor resultado olímpico do Brasil no tênis?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Hugo Hoyama

1996: Hugo Hoyama dá ao Brasil o melhor resultado de sua história em Jogos Olímpicos, ao alcançar as oitavas de final em Atlanta, nos Estados Unidos, quando eliminou o então campeão mundial Jorgen Persson (Suécia).

Resposta verificada por especialistas. O quarto lugar é o segundo melhor resultado olímpico do Brasil no tênis., o primeiro é a medalha de Bronze.

Com 24 medalhas, o judô e o voleibol (11 na quadra e 13 na praia) são os esportes que mais medalhas deram para o Brasil, seguido pela vela e pelo atletismo, com 19 medalhas cada.

Com a medalha de Lorena, o Brasil conquistou 216 medalhas na história dos Mundiais de atletismo – sem considerar a participação do país na edição de Birmingham 1998 por falta de dados do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Foram 74 ouros, 66 pratas e 76 bronzes.

Em 2016, o Rio de Janeiro sedia os Jogos Olímpicos de Verão de 2016, sendo a primeira cidade da América do Sul a sediar o maior evento do esporte mundial.

Brasil domina pódio no individual e conquista 34 medalhas no Aberto Paralímpico do Brasil de tênis de mesa. O saldo da participação brasileira nas disputas individuais do Aberto Paralímpico do Brasil foi super positivo.

O Brasil não ganhou medalha olímpica no Tênis de mesa.

o judô

A medalha de bronze conquistada por Mayra Aguiar, nesta quinta-feira, fez o judô se isolar como o esporte com mais pódios para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos. São 24 medalhas conquistadas até agora, com 4 ouros, 3 pratas e 17 bronzes.

1. Estados Unidos da América – 2.636 medalhas. Com um total de 2.636 medalhas em 28 Olimpíadas, os EUA tem mais do que o dobro de pódios em relação ao segundo colocado. O maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos, com 28 pódios, é o nadador norte-americano Michael Phelps.

Apesar de ter uma arma de nível inferior a dos principais adversários, Guilherme Paraense se tornou o primeiro atleta do país a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Antuérpia 1920, na prova de pistola rápida 30m. Ainda ajudou a equipe brasileira a conquistar o bronze na pistola 50m na mesma edição.

Na história dos Jogos, o Brasil tem três campeões olímpicos no atletismo (Joaquim Cruz, Maurren Maggi e Thiago Braz), e um bicampeão olímpico (Adhemar Ferreira da Silva).

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, o Time Brasil superou o recorde de medalhas conquistadas em uma única edição (21); igualou o número de ouros obtidos no Rio 2016 (7), subiu ao pódio em 13 modalidades, um feito inédito, e terminou em 12° lugar no quadro de medalhas (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes).

No entanto, nas três edições seguintes que contaram com a participação brasileira, o sentimento foi de frustração geral. Em Paris 1924, Los Angeles 1932 e Berlim 1936 – o Brasil não enviou delegação a Amsterdã 1928 –, nada de medalhas.