Qual é o derivado de lata?

Perguntado por: rfarias6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 20 votos

Latinha é uma palavra derivada de lata.

Além disso, a palavra primitiva que deu origem a esse verbo é "lata".

Tem os derivados Pedrada, Pedrado, Pedrados, Pedraído, Pedrainho, Pedrais, Pedral, Pedralhos, Pedrança, Pedranceira, Pedrancha, Pedrão, Pedraria, Pedrarias, Pedras, Pedreda, Pedrega, Pedregães, Pedregal, Pedreganejo, Pedrego, Pedregões, Pedregosa, Pedregosinha, Pedregoso, Pedregueira, Pedregulhais, Pedregulho, ...

Substantivos derivados são substantivos cuja origem reside em outras palavras da língua portuguesa, ou seja, derivam de substantivos primitivos, sendo formados através de processos de derivação. Exemplos de substantivos derivados: território (do substantivo primitivo terra)

Significado de Enlatar
verbo transitivo Pôr em lata.

Em 1825, o inglês Thomas Kensett registrou a patente da lata feita de folha-de-flandes (aço revestido de estanho) nos Estados Unidos e ficou conhecido como o “pai” da indústria da lata.

Relativamente à palavra lixo, pode considerar-se como palavras da sua família as palavras lixoso, lixeira, lixeiro e lixento. Também se pode considerar a palavra composta caixote do lixo como pertencente à família de lixo.

O substantivo derivado de folha são palavras que tem sua origem a partir da palavra “folha”, nesse caso, são substantivos derivados as palavras: folhagem, folhetim, folheto e folhinha.

São eles:aguinha,aquífero,aguaceiro e aguardente.

Garrafinha é uma palavra derivada de garrafa.

Da mesma família semântica de rio e riacho, há as palavras seguintes: Ribeiro – pequeno rio, mas mais largo que riacho. Ribeira – pequeno curso de água como o ribeiro. Ria – que corre no sentido contrário ao do rio, ou seja, do mar para a terra.

Do latim vulgar arenarius, 'lugar onde há areia'. Existem os derivados Areais, Areal, Arealva (de areia alva), Areão, Areeira, Areeiros, Areia, Areias, Arenal, Arenosa, Areões, Areosa, Arneira, Arneirão, Arneiro, Arneirões e Arneiros, todos eles muito comuns no nosso País.

Um substantivo derivado desapato” é “sapateiro”. Um substantivo derivado de “tinta” é “tinteiro”.

Existem diversas palavras derivadas de dente, como dentista, dentadura, dentição, dentinho, dentina e dentuço.

Na derivação, uma das formas mais simples de formar palavras é acrescentando prefixos e sufixos, por exemplo: solar. A palavra solar é formada através da junção de um sufixo ao radical: sol é o radical e -ar é o sufixo.

Os verbos derivados de “pôr”, “ter”, “vir” e “ver” (como “repor”, “manter”, “intervir” e “rever”) devem ser conjugados seguindo o mesmo padrão de seus verbos de origem.