Qual é o bairro mais violento do Recife?

Perguntado por: atrindade9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

Ibura

As adolescentes de 16 e 17 anos, respectivamente, moram no Ibura, um dos bairros mais populosos do Recife e que apresenta um dos mais altos índices de homicídios da capital pernambucana.

São eles:

  • Muribeca (Jaboatão dos Guararapes): 27;
  • Barra de Jangada (Jaboatão dos Guararapes): 25;
  • Prazeres (Jaboatão dos Guararapes): 23;
  • Várzea (Recife): 19;
  • Iputinga (Recife): 10.

Cabo de Santo Agostinho: 63 tiroteios (56 mortos e 24 feridos); Paulista: 44 tiroteios (36 mortos e 8 feridos).

A comunidade do Coque fica na área central do Recife, a, aproximadamente, dois quilômetros do Marco Zero, principal ponto turístico da capital. O Coque tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, com 57% dos moradores vivendo com renda mensal entre R$ 130 e R$ 260.

Totó

Totó é o menor bairro do Recife, tendo um nome curioso. Foi criado pelo Decreto municipal nº 14.452, de 1988, que reorganizou os bairros do Recife.

Pina, Jaqueira, Graças, Tamarineira, Rosarinho e Poço da Panela são alguns dos bairros mais caros para se morar em Recife. Curiosamente, Boa Viagem só parece na sétima colocação, mostrando que vem perdendo protagonismo na medida em que novos bairros são descobertos pelo mercado imobiliário.

Jaqueira

Jaqueira. Para quem busca morar em um bairro de alto padrão em Recife, o Jaqueira é o lugar ideal. Situado na zona norte, tem uma rede comercial completa e de qualidade, é um lugar lindo e que oferece uma infraestrutura digna de um país de primeiro mundo, com diversas opções luxuosas.

A região mais violenta da cidade em 2022, segundo os dados do ISP, foi a formada pelos bairros de Bangu, Gericinó, Padre Miguel e Senador Camará. As referidas áreas foram as que mais registraram homicídios no Rio.

Pari é o bairro mais violento de São Paulo segundo o Instituto Sou da Paz.

- Como em qualquer outra grande capital brasileira, tenha cuidado ao circular pelas ruas e evite andar com objetos caros para não chamar atenção. À noite, evite ruas com pouco movimento ou "esquisitas", como os recifenses gostam de chamar os lugares que podem oferecer algum perigo.

Boa Viagem

Boa Viagem: Um dos bairros preferidos tanto dos turistas que visitam a cidade quanto daqueles que pretendem morar em Recife. O local abriga a praia de mesmo nome, possui forte apelo comercial e excelente infraestrutura de transporte e serviços.

Recife também ficou entre as 30 cidades mais inteligentes do Brasil, e esse é outro ótimo indicador para quem tem dúvidas sobre morar na capital pernambucana ou não, uma vez que o ranking considera questões como saúde, segurança, mobilidade e educação para eleger as cidades de destaque.