Qual é a prova mais difícil PF ou PRF?

Perguntado por: nnunes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Apesar de possuir mais disciplinas que o concurso PF, são disciplinas mais tranquilas. Não cai, por exemplo, questões sobre contabilidade e TI, que são matérias que candidatos da PF têm ralado muito para conseguir aprender. Na prova da PRF, caem matérias que são possíveis de se aprender sem muita complicação.”

Além disso, a PF é considerada uma Polícia Judiciária da União, que trabalha em operações nacionais, geralmente em sigilo. Já a PRF é conhecida por ser uma polícia ostensiva, com operações organizadas e que costumam ser mais visíveis aos olhos dos cidadãos.

“O nível de dificuldade da prova foi básico.

Quem deseja entrar para a Polícia Federal precisa saber que para passar neste concurso público é necessário empenhar muito estudo, foco e dedicação, pois por ser uma prova a nível nacional, a concorrência é altíssima.

R$ 10.790,87

O salário de um Policial Rodoviário Federal é de R$ 10.790,87 em início de carreira, de acordo com o reajuste efetuado em 2023.

Alguns dos concursos públicos considerados mais difíceis incluem a Magistratura, Procuradoria, Delegado de Polícia, Analista Judiciário do TRT, Analista de Sistemas da Receita Federal e Controlador Geral da União.

São eles: Estratégia Concursos, Gran Cursos e Alfacon. Esses cursos são os campeões da aprovação na PRF e qualquer um deles que você escolher vai te oferecer tudo o que você precisa pra passar no próximo concurso, inclusive nas primeiras colocações.

Delegado e Perito de Polícia Federal
Porém, o que o torna difícil é a restrição em encontrar o perfil do candidato, já que a maioria sonha em ser policial e, com isso, fazem de tudo, por conhecimento e preparo, para conseguir a vaga, o que eleva bastante o nível.

Para conseguir uma vaga na PRF, o ideal é que o candidato se prepare por um período de, pelo menos, 18 meses. Afinal, são 14 disciplinas para serem estudadas para a prova”, explica Marco Brito, diretor pedagógico da Degrau Cultural.

A distância mínima para as mulheres será de 2.001 metros. Já para os homens será de 2.301 metros, no mínimo.

Passar em um concurso público para a Polícia Federal não é fácil. É preciso ter uma rotina organizada de estudos e muita disciplina, além do preparo físico para os testes de aptidão. O concurso público para Polícia Federal é composto por: Prova objetiva e uma prova discursiva, que são eliminatórias e classificatórias.

25 a 30 horas por semana também.