Qual é a primeira parte do corpo que emagrece?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

Regiões como braços, barriga, glúteos e pernas são as mais propensas ao acúmulo. Consequentemente, as pessoas têm uma maior dificuldade em eliminar tal gordura. Sendo assim, é preciso buscar meios que previnam o problema e trabalhem na eficácia desse objetivo.

O processo de emagrecimento acontece sempre que o metabolismo do tecido adiposo, ou seja, a gordura do nosso corpo, é alterado. Isso acontece, por exemplo, com o déficit calórico, quando consumo de calorias totais é menor que seu gasto. Esse saldo é calculado com base na Taxa Metabólica Basal (TMB), que é individual.

Na verdade, um estudo constatou que, ao perder gordura, grande parte dela é eliminada através da respiração, no pulmão.

Segundo estudo conduzido pelo cientista Ruben Meerman, pesquisador da Escola de Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales, na Austrália, 84% dessa gordura é expelida na respiração e os 16% restantes saem em forma líquida (suor, urina, fezes, lágrimas e outros fluidos corporais).

Alguns dos sinais que indicam que você está na verdade perdendo líquido ao invés de gordura corporal são: apesar do peso na balança ter mudado, suas roupas continuam apertadas; o seu corpo parece menos inchado; e seu peso varia de um dia para o outro.

Mesmo quando se começa uma dieta ou rotina de exercícios físicos, a gordura abdominal é a última a sumir.

As 4 fases do tratamento são:

  • Desintoxicação;
  • Emagrecimento rápido;
  • Reeducação alimentar;
  • Equilíbrio e manutenção.

A recomendação para redução de peso são de 0,5kg a 1kg por semana, desta forma poupamos a perda de massa magra e o efeito rebote de reganho de peso.

Mudanças no corpo são perceptíveis após 7 dias. Manter uma alimentação balanceada e adotar outros hábitos saudáveis pode exigir bastante esforço e, com isso, desanimar.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

A resposta é sim! Beber água emagrece e ajuda no controle de peso, pois ela também é responsável pelo bom funcionamento do metabolismo. Sem contar que sem água é impossível nosso corpo sobreviver. Afinal, temos 70% desse precioso líquido em nosso organismo.

Como saber se estou emagrecendo? A melhor forma de saber se você realmente está emagrecendo é por uma avaliação física, é ela que, através das medições das dobras cutâneas ou pela bioimpedância, te mostrará sua composição corporal e dirá dentro do seu peso o que é gordura e o que é massa magra.

Comemore as pequenas mudanças no seu bem-estar e nas intenções do seu corpo, mesmo que não sejam visíveis. Você perceberá que há mais força muscular nas pernas, abdômen e também na sua capacidade cardiorrespiratória.

A presença de gordura na urina é mais rara, mas se ocorrer, pode deixar a urina turva, oleosa ou com pequenas partículas de gordura, indicando síndromes nefróticas. Ao identificar qualquer uma dessas alterações, os médicos recomendam procurar ajuda profissional para exames específicos e diagnosticar a causa.

Emagrecer significa reduzir a quantidade de gordura no corpo, enquanto a perda de peso está relacionada à redução do montante do valor numérico da massa corporal. Se a balança continua marcando o mesmo peso desde que você começou a praticar exercícios físicos com frequência e a se alimentar melhor, não entre em pânico.