Qual é a média do score do brasileiro?

Perguntado por: tcarvalho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

485 pontos

O Serasa score médio do brasileiro é de 485 pontos. Os números assustam um pouco. Quase um terço das pessoas têm alto risco de inadimplência. A nota média é a metade da máxima, fica bem no centro da faixa de médio risco.

de 501 a 700 pontos: bom; de 701 a 1000 pontos: muito bom. Portanto, seguindo a classificação do Serasa Score, quando você alcança mais de 500 pontos, já pode considerar que tem um score positivo. No entanto, o ideal é ter uma pontuação acima de 700.

de 25 a 59 anos: 31% possuem alto risco de crédito; 35%, risco médio; e 34% possuem baixo risco, mostrando um maior equilíbrio entre os Scores; acima de 60 anos: apenas 20% possuem alto risco de crédito; 25%, risco médio; e 54% possuem baixo risco.

Qual é o Score bom para crédito? O Score bom para crédito – ou seja, a pontuação que aumenta as chances de conseguir empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito – é a que está acima de 501 pontos, sendo a pontuação ideal acima de 701 pontos.

Durante muito tempo esse dado ficou restrito às empresas, mas, agora simples mortais como eu e você já podemos descobrir o nosso SCORE e esfregar na cara da sociedade que temos o SCORE de 1.000 (apenas 20 pessoas tem SCORE de 1.000 no Brasil, se você é uma delas, comente aqui).

O Score sempre aumenta logo após o pagamento da dívida
O pagamento e a regularização das dívidas tendem a aumentar a pontuação, mas pode levar um tempo para que ela suba. Não há "fórmula mágica" para aumentar o Serasa Score rápido. Por isso, quanto antes você quitar dívidas, melhor para a pontuação.

O peso que tem mais impacto na pontuação é o pagamento em dia dos compromissos com crédito, como a parcela de uma compra ou fatura do cartão de crédito. Conheça os 4 fatores: Compromisso com crédito/Cadastro Positivo (55%). Registro de dívidas e pendências (33%).

A pontuação de crédito da Serasa varia de 0 a 1000 pontos. Quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência e, consequentemente, maior a probabilidade de obter crédito com melhores condições de pagamento.

Vale ressaltar que os bancos podem consultar as suas informações em qualquer birô de crédito que tenham vínculo. Portanto, eles podem fazer a consulta no Serasa, Quod, no Boa Vista e SPC, mas é mais comum que essa consulta seja feita em apenas um birô.

Não existe uma data definitiva para a atualização do Score, o que há é a tendência de subida conforme mudanças positivas no comportamento financeiro. Por isso, é difícil definir com exatidão quanto tempo demora para aumentar o Score, pois pode acontecer a qualquer momento.

Na Serasa, um dos maiores birôs de crédito do Brasil, um score de 0 a 300 é considerado ruim. Um score regular, com chances baixas de aprovação, encontra-se na faixa entre 301 e 500. Já um bom score, de um consumidor que não encontra muitos problemas para ter crédito liberado, está entre 501 e 700 pontos.

De forma geral, um bom Score estaria entre 501 e 1000 pontos, sendo que a partir de 701, ele é considerado como excelente. No entanto, você precisa avaliar a sua realidade atual. Sabemos que pessoas com dívidas em aberto podem ter uma pontuação mais baixa. Se este for o seu caso, um Score de 600 poderia ser excelente.