Qual é a maior planície alagável do mundo?

Perguntado por: dourique . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Pantanal

O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do planeta. Influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, é lar de pelo menos 4.700 espécies, entre animais e plantas. O bioma ocupa cerca de 150.355 km² do país, com 65% no território do estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso.

Pantanal

Pantanal: a maior planície de inundação contínua do planeta Terra.

Amazônica

Uma das maiores planícies do mundo é a Amazônica. São outras duas planícies brasileiras a do Pantanal e a Costeira.

Pantanal é um dos menores biomas brasileiros, presente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É conhecido como a maior planície alagada do mundo. Com o relevo plano, áreas alagadas são comuns no Pantanal.

O Pantanal é a maior área úmida tropical do planeta e a principal área alagada do Brasil. As inundações sazonais são uma das principais características deste bioma sendo um fator ecológico fundamental na região.

DIA DO PANTANAL: uma homenagem ao seu maior protetor
Com o título de Reserva da Biosfera ratificado recentemente pela Unesco, o Pantanal é a maior planície tropical alagável do mundo! Além disso, abriga uma rica biodiversidade, estendendo-se por Mato Grosso do Sul,…

As planícies de inundação são áreas que margeiam os cursos d'água, podendo inundar em períodos de cheia. Possuem gradiente topográfico baixo, declividades brandas e solos aluviais.

O rio Paraguai e seus afluentes recebem mais água do que conseguem suportar, transbordam e transformam o Pantanal na maior planície inundável do planeta. As terras baixas são ocupadas completamente pela água e os campos de vegetação herbácea se transformam nas vazantes.

Planície Amazônica, localizada na região Norte do Brasil.

Por que o Pantanal alaga? De forma geral, as chuvas ocorrem com maior freqüência nas cabeceiras dos rios que deságuam na planície. Com o início do trimestre chuvoso nas regiões altas (a partir de novembro), sobe o nível de água dos rios, provocando as enchentes.