Qual é a lógica do número do CPF?

Perguntado por: ppilar . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

O CPF é composto por 11 dígitos e é utilizado para identificar cada pessoa de forma única. Os dois últimos dígitos do CPF são conhecidos como “dígitos verificadores” e são utilizados para verificar a validade do número.

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um registro gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais de todos os cidadãos inscritos. Cada pessoa registrada possui um único número de identificação formado por onze dígitos. informações cadastrais das empresas e demais entidades privadas e públicas.

Vamos vê-lo em etapas. Começamos utilizando os 9 primeiros dígitos multiplicando-os pela sequência decrescente de 10 à 2 e somamos esse resultado. Com esse resultado em mãos, vamos dividí-lo por 11, mas o importante para nós não é resultado, mas sim o módulo (resto) da divisão. O resto da divisão é 9 .

Ceará, Maranhão e Piauí; 4. Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas; 5.

Basicamente, é uma espécie de manobra. algébrica feita para validar o CPF. Isso quer dizer que se o seu CPF tem uma dessas somas, significa que ele é real e válido. O meu deu vinte e dois.

A data de nascimento é uma informação contida no documento de cadastro de pessoa física. Portanto, a forma mais simples, rápida, fácil e gratuita de verificar uma data de nascimento pelo CPF é solicitar o documento para a pessoa.

Diretamente no site da Receita Federal é possível consultar o CPF, porém apenas o representante legal, judicial ou o procurador do titular do documento tem autorização para fazer a consulta do número de CPF pelo nome completo da pessoa.

Resposta verificada por especialistas. Utilizando analise combinatória, temos que existem 10¹¹ CPFs possíveis diferentes e 10¹⁰ formas diferentes deles terminando com 9. Assim temos 10¹¹ formas de ter CPFs diferentes.

A primeira confecção do CPF e do titulo do eleitor da Marisa Aparecida dos Santos, 43 anos, moradora de Santa Izabel do Oeste.

Você não consegue descobrir o número do CPF de alguém apenas pelo nome e data de nascimento de forma legal e online. A consulta de CPF é protegida por sigilo fiscal e só pode ser realizada pelo próprio titular ou por um representante legal autorizado.

Uma forma de conferir o número do CPF é identificar o Estado em que foi emitido. Esse número corresponde ao ultimo algarismo anterior aos dois dígitos de controle. No exemplo CPF nº 000.000.008-00, o número 8 mostra que esse documento foi emitido no estado de São Paulo.