Qual é a importância da Copa do Mundo para a sociedade?

Perguntado por: rmaciel . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 17 votos

Essa visibilidade mundial que a Copa do Mundo possui faz dela um grande evento comercial. Isso significa que a FIFA construiu um negócio bilionário, vendendo a sua marca e seus direitos televisivos ao oferecer às empresas globais a maior oportunidade publicitária do mundo.

A competição foi criada como solução para que os clubes de menor expressão pudessem realizar jogos contra os gigantes do futebol brasileiro, principalmente depois da Copa União em 1987, uma temporada confusa e problemática, quando o Campeonato Brasileiro viu seu formato, gestão e o número de competidores mudarem ...

De acordo com Ricardo Gomyde, do Ministério do Esporte, a Copa do Mundo vai gerar benefícios econômicos de R$ 47 bilhões para o Brasil. O número diz respeito a impactos diretos no turismo, infraestrutura, geração de empregos, consumo e arrecadação de tributos.

A Copa do Mundo é uma competição de futebol realizada pela Federação Internacional de Futebol a cada quatro anos. Esse evento é a maior e mais importante competição de futebol organizada pela Fifa e, em sua estrutura atual, é composto por 32 seleções.

As responsabilidades de um país-sede da Copa são muitas: promover o bem-estar, no curto prazo, dos turistas que ainda estão por vir por meio de construção de novos hotéis ou melhorias dos já existentes, obras de mobilidade urbana, ampliação e reforma de aeroportos; e, no médio a longo prazo, deixar todo o investimento ...

Resposta verificada por especialistas
A Copa do Mundo é a maior competição futebolística que existe. O evento agrada e entretém populações de todo o planeta. Devido a isso possui muita proporção e divulgação.

O que é Copa do mundo:
Competição internacional de futebol que ocorre a cada 4 anos também conhecida como Campeonato Mundial de Futebol ou Campeonato Mundial FIFA.

Além de novos estádios, foram construídos um sistema de transporte público, estradas e hotéis, e os aeroportos foram expandidos. O impacto do torneio é alto. A cada quatro anos, os 64 jogos entre 32 seleções nacionais atraem os olhos de mais de 3 bilhões de pessoas, quase metade da população mundial.

A copa é o local onde os funcionários têm apoio para cozinhar e realizar refeições, lanches, chás e cafés. Sendo assim, é possível perceber que as atividades de uma copeira são diferentes das de uma cozinheira ou auxiliar de cozinha.

A maior parte dos efeitos econômicos são sentidos pelos países sedes de cada edição do evento, com destaque para o setor de infraestrutura. Todavia, podemos observar faturamentos mais robustos também em setores de varejo, alimentação e turismo nos demais países participantes.

Da pipoca à cerveja, passando pela camisa amarelinha oficial em falta nas lojas, o mundial movimenta um consumo temático de impulso que gira a roda da economia, aquela que é movida a emprego, renda e venda. Lojas e supermercados anteciparam ações, especialmente a contratação de temporários de final de ano.