Qual é a formiga mais rara de todas?

Perguntado por: ulancastre . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 11 votos

1. Formiga-explosiva (Colobopsis explodens) Recentemente descoberta na selva de Bornéu, essa formiga pertence a um gênero de himenópteros que vivem em árvores, onde as operárias obtêm alimento e abrigo. Existem muitas espécies de formigas desse tipo.

Existem mais de trinta mil espécies de formigas no planeta, mas somente a metade foi descrita até o momento, 1.500 apenas no Brasil. Entre elas, está a formiga gigante da caatinga. Essa espécie é predadora e também ajuda a regenerar a vegetação.

Um exemplo conhecido é a formiga panda (Euspinolia militaris), que se encontra em perigo de extinção. Apesar de seu aspecto meigo, as fêmeas desse inseto bonito possuem ferrão e têm uma picada muito dolorosa.

Também conhecida como sará-sará ou sarará, a formiga carpinteira possui coloração amarela ou preta.

Algumas formigas podem trazer consigo bactérias, fungos, os quais podem ser prejudiciais ao homem. Também existem formigas que possuem veneno e picada extremamente dolorida. Mesmo sendo pequenas, algumas formigas podem ser perigosas, pois podem contaminar nossas casas, assim como nos trazer riscos.

Os “zumbis” são reconhecidos porque – quando são infectados – adquirem um comportamento antissocial, completamente diferente dos demais membros da colônia. Ao reconhecê-las, as operárias arrastam as formigas infectadas para longe das colônias para morrer ali e assim evitar a infecção.

leafhopper

Trata-se de um leafhopper, animal conhecido como cigarrinha em português. Um inseto descrito como “incrivelmente raro” acaba de ser descoberto por cientistas em Uganda. Trata-se de um leafhopper – ou cigarrinha, em português – nome popular dado aos animais da família Cicadellidae.

Eis a formiga bulldog, a mais perigosa do mundo. A Myrmecia pyriformis, conhecida como formiga bulldog, usa as suas picadas e mandíbulas para dominar e envenenar os inimigos. A formiga bulldog ganhou este nome devido à sua ferocidade e determinação com que desfere ataques.

Quase todas as espécies de formigas podem ter asas. Estas formigas voadoras, quando as vemos com asas, pensamos, muitas vezes, tratar-se de térmitas.

Entre as gigantes brasileiras está a Tocandira, formiga carnívora encontrada na Amazônia que pode medir até 3,5 centímetros de comprimento.

Desde 2010 o Instituto Biológico tem recebido consultas sobre uma espécie de Solenopsis (thief ant) (Hymenoptera: Formicidae), ainda não descrita, que promove danos à fiação elétrica de edificações, ferroa dolorosamente e exala cheiro de fezes no ambiente.

É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outras formigas da sociedade. Elas se desenvolvem a partir de larvas criadas especialmente para se tornarem sexualmente maduras.