Qual é a diferença entre machismo e sexismo?

Perguntado por: lbonfim5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Enquanto o feminismo é a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres e o machismo desqualifica a mulher, julgando-a um ser inferior ao homem, o sexismo reafirma a diferença entre os sexos, ditando padrões e comportamentos que devem ser seguidos de acordo com o gênero da pessoa.

O machismo se refere a uma ideologia que promove a superioridade masculina, enquanto a misoginia é uma atitude de ódio específica em relação às mulheres. Enquanto o machismo pode afetar homens e mulheres, a misoginia é uma forma de discriminação que afeta apenas as mulheres.

“Sexismo é o preconceito ou discriminação baseada no sexo ou gênero de uma pessoa. O sexismo pode afetar qualquer gênero, mas é particularmente documentado como afetando mulheres e meninas.

O termo "sexismo" representa o conjunto de preconceitos e discriminações que se baseiam no sexo ou na orientação sexual. Geralmente, a pessoa discriminada é colocada em posição inferior, somente por causa da sua identidade sexual.

A misoginia é por vezes confundida com o machismo e com o androcentrismo, mas enquanto que a primeira se baseia no ódio, o segundo fundamenta-se numa crença na inferioridade da mulher e o último na desconsideração das experiências femininas em favor do ponto de vista masculino.

Quais são os tipos de sexismo? As pessoas categorizam o sexismo de várias maneiras. Ele pode ser: hostil, benevolente e ambivalente. Esses termos vêm do Inventário de Sexismo Ambivalente , uma estrutura que os pesquisadores usam para compreender e medir os efeitos desse preconceito.

Desse modo, Fiske e Glick (1995) assinalam que tanto o sexismo hostil quanto o benevolente são compostos de três diferentes componentes: o paternalismo, a diferenciação de gênero e o heterossexualismo.

O sexismo é uma maneira de discriminar alguém pelo sexo ou gênero. Portanto, não somente homens cometem o sexismo. Muitas vezes, mulheres acabam sendo sexistas sem perceber, por exemplo: “azul é cor de menino e rosa de menina”; “essa profissão é para homem”, “mulheres precisam ser delicadas” e por aí vai.

Sexismo é uma forma de discriminação baseada no sexo biológico, é uma tendência que favorece um sexo em detrimento do outro. Educação não-sexista: É uma educação que busca promover a igual- dade entre homens e mulheres.

O que é machismo (ou uma pessoa machista)?
O machismo é um preconceito, expresso por opiniões e atitudes, que se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, favorecendo o gênero masculino em detrimento ao feminino. Ou seja, é uma opressão, nas suas mais diversas formas, das mulheres feita pelos homens.

O sexismo prejudica a igualdade de acesso aos serviços públicos. O sexismo em espaços públicos limita a liberdade de movimentos das mulheres. O sexismo pode conduzir à violência e gera um ambiente opressivo, que impede pessoas, sobretudo mulheres, de participarem plenamente na vida pública.

No Dicionário Online de Português, a palavra “Feminismo” está descrita como: “movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens”. Já a palavra “Femismo” é que descreve o pensamento de muitos sobre o contraponto do machismo, como “doutrina que prega a supremacia da mulher em relação ao homem”.

Significado de Sexismo
Etimologia (origem da palavra sexismo). Sex(i) + ismo.