Qual é a diferença de Mandrake e cria?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 3 votos

As meninas mandrake, também conhecidas como mandraka, costumam usar ainda o cabelo comprido, escuro e bem liso. Já os rapazes, apostam no cabelo cortado na régua e descolorido. A sobrancelha bem marcada com riscos feitos estrategicamente com navalha ou lâmina é usada por homens e mulheres.

A gíria é usada para descrever quem tem um estilo específico, com um conjunto de características e acessórios, uma pessoa estilosa que chama atenção dos outros ao redor. A palavra vem do inglês e se refere a mandrágora, uma planta com atributos afrodisíacos, alucinógenos e analgésicos.

Estiloso ou descolado. Exemplo: “Aquele maluco está usando uma lupa (óculos) mandrake” ou “aquele mano é mandrake (estiloso)”.

Com origem na periferia de São Paulo, a gíria "mandrake" é usada para descrever alguém estiloso, "descolado" e que chama a atenção dos outros ao seu redor. Não demorou muito até que o termo viralizasse no TikTok, onde diversas pessoas participaram do desafio de "virar mandrake" ou "mandraka" (versão feminina da gíria).

Estiloso ou descolado. Exemplo: Aquele maluco está usando uma lupa (óculos) mandrake ou aquele mano é mandrake (estiloso). Algo bom ou extraordinário.

Nas redes sociais, principalmente no TikTok e no Twitter, a expressão "pose de cria" se popularizou. Ela se refere a fotos em que a pessoa retratada faz uma pose marrenta, normalmente evitando olhar para a câmera.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Significado de mandrake: Algo mal explicado, inesperado, ou surpreendente.

mandrake {substantivo}
mandrágora {f.} mandrágora {f.}

Mandrake é como é chamado alguém ou algo cheio de estilo. A gíria teve origem nas periferias de São Paulo, mas saiu da quebrada e dominou as redes sociais. Piercings, tatuagens, corrente grossa no pescoço, lupa (óculos) espelhada e tênis de mola são alguns dos detalhes que ajudam a compor o visual.

O mandrake é um estilo que nasceu na periferia, em especial nas quebradas e nos fluxos de São Paulo e da Baixada Santista, mas não parou por aí e naturalmente ganhou espaço ao redor de todo o país. Recentemente, a estética furou a bolha e se tornou uma das mais comentadas e polêmicas do momento.

Ao lado de camisas de times de futebol, gola polo, correntes grossas, tênis de molas (8 ou 12, por favor) e sobrancelhas chaveadas - aquelas com risquinhos na lateral - ele forma o combo perfeito do look, que é apelidado de 'kit'. Quem porta, chama atenção.

Mandrake é um ilusionista que se vale de uma impossível técnica de hipnose instantânea, aplicada com os olhos e gestos das mãos, e de poderes telepatas. Quando o narrador informava que ele executava seu gesto hipnótico, a arma do vilão se transformava em um buquê de rosas ou numa pomba.

O verdadeiro nome de DR Mandrake é Yoryi Bueno.

Expressão comum da sociedade contemporânea, utilizada normalmente pelos jovens, o mesmo que "tamo junto" ou "estamos juntos", que significa estar de acordo com o pensamento de alguém ou de um grupo.