Qual é a banana que tem menos potássio?

Perguntado por: ialves8 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir. Mas receitas com banana é o que não falta.

As bananas são uma das melhores fontes de potássio. Uma banana média contém cerca de 400-450 mg de potássio, o que representa cerca de 10% da ingestão diária recomendada para um adulto. As bananas também são ricas em fibras e antioxidantes, o que pode ajudar a melhorar a saúde do coração.

264 mg

Banana-maçã
De tamanho pequeno, pode ser consumida em receitas de bolo, torta ou mesmo cozida. Ela tem em 100g, aproximadamente, 87 kcal, 264 mg de potássio, 24 mg de magnésio e 2,6 g de fibras.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de alimentos (TACO) – 2006, a banana nanica contém a maior concentração de potássio. Em segundo e terceiro lugar, fica a banana prata e ouro, respectivamente. A banana maçã é a que contém menor concentração de potássio, menos do que a banana da terra.

Indicada para pacientes com insuficiência renal, que tem dificuldade em eliminar o excesso de potássio ingerido. Alimentos que devem ser ingeridos: frutas: laranja lima; banana maça; abacaxi; morango; manga; melancia; pêra; maça; acerola; caqui e jabuticada.

Normalmente, o nível de potássio se torna baixo, porque muito se perde pelo trato digestivo devido a vômitos, diarreia ou uso excessivo de laxantes. Às vezes potássio em excesso é excretado na urina, geralmente por causa de medicamentos que fazem os rins eliminarem o excesso de sódio, água e potássio (diuréticos).

Dicas para diminuir o potássio dos alimentos
Para diminuir o teor de potássio dos grãos, frutas e vegetais, uma dica é descascá-los e cortar em cubos antes de serem cozidos.

- Você deve cortar, botar de molho e cozinhar adequadamente legumes, batatas e frutas para reduzir o nível de potássio; - Você deve consultar um médico assim que notar sinais de elevado nível de potássio no sangue.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial.

No papel, o melão cantaloupe tem menos potássio do que a banana. Mas existe um ponto a favor dessa outra fruta amarela (a redonda): comer melão é mais “fácil” do que de banana, ao menos do ponto de vista digestivo.

358 mg

Entre as preferidas pelos brasileiros, a prata traz vários benefícios à saúde, como possuir menos calorias que os demais tipos de banana (cada 100 gramas tem 89 Kcal, enquanto as outras bananas possuem entre 98 Kcal e 115 calorias), além de ser rica em potássio, cerca de 358 mg por unidade.

O abacate tem 485 miligramas de potássio para cada 100 gramas e a banana, 358 miligramas, segundo mensuração do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA Nutrient Database for Standard Reference).

banana

Possivelmente a mais lembrada quando o assunto são alimentos ricos em potássio, a banana geralmente apresenta mais de 10% da quantidade diária do mineral recomendada para consumo.

Uma xícara de leite integral tem mais de 350 mg de potássio, enquanto a mesma quantidade de leite desnatado contém mais de 400 mg.

No caso de hipercalemia leve, a redução do consumo de potássio ou a interrupção de medicamentos que impedem os rins de excretarem potássio pode ser suficiente. Se os rins estiverem funcionando, é possível que um diurético que aumenta a excreção de potássio seja administrado.

A caliemia mede a concentração de potássio no plasma. Esta varia normalmente entre 3,6 e 5 mmol/litro. A doença renal e a utilização de determinados medicamentos podem causar um nível de potássio sérico excessivamente alto (acima de 5,0 mmol/litro). Isto é designado por hipercaliemia, uma anomalia eletrolítica comum.