Qual a origem do número de Ouro?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Ele é chamado de número de ouro, proporção áurea ou número Φ. O primeiro registro escrito desse número na história da matemática aparece no livro Os Elementos VI , de Euclides (século VI a.C). Originalmente, o problema era dividir um segmento em extrema e média razão.

O número de ouro (ou proporção áurea) é uma descoberta da matemática que foi motivada pela busca de proporções que estão presentes na natureza. Esta curiosidade despertou muitas mentes desde antiguidade.

Proporção áurea é uma constante real algébrica irracional utilizada na arquitetura, nas artes e no design gráfico. Ela é representada pela divisão de uma reta em dois segmentos (a e b), sendo que quando a soma desses segmentos é dividida pela parte mais longa, o resultado obtido é de aproximadamente 1,61803398875.

"O número de ouro é o número real positivo, denotado por φ, igual à fração a / b se aeb são dois números em proporção de razão extrema e média. " Aqui está a fórmula correspondente: φ = (1 + √5) / 2.

585 milésimos equivalem a 14K (muito utilizado nos EUA); 750 milésimos equivalem a 18K (utilizado no Brasil); 800 milésimos equivalem a 19,2K (liga utilizada em Portugal); 1000 milésimos equivalem a 24K (ouro puro, denominado “ouro mil” ou “ouro fino”).

Neste período, o matemático italiano Leonardo Fibonacci descobriu uma sequência de números infinita, onde a divisão entre os termos consiste sempre na aproximação do número 1,6180 (o "número de ouro").

Os primeiros estudos sobre essa constante foram feitos por Arquimedes na Antiguidade. Tanto que uma de suas nomenclaturas é a Constante de Arquimedes. A letra grega que o representa, como conhecemos hoje, o π, foi introduzida por William Jones, em 1707.

O SETE, podemos dizer, é o Espírito na Terra, apoiado nos Quatro Elementos; Ou, a Matéria "iluminada pelo Espírito". É a Alma servida pela Natureza. "Ele é o número da Perfeição Divina, pois no sétimo dia Deus descansou de todas as suas obras."

1543, “Justificada a falta ou perda do registro civil, é admissível qualquer outra espécie de prova”.

Pra quem não pegou a referência, 1327 é o número da casa da família Torreto.

O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam esse número como base. O número de ouro é representado pela letra grega phi e é obtido pela proporção = 1.61803399...

O número de ouro É representado pela letra grega Φ (fhi maiúsculo) em homenagem ao matemático grego Fídias e seu valor aproximado é 1,618.

A proporção áurea ou número de ouro é uma constante irracional, cujo valor aproximado (1,61803398875) é representado pela letra grega φ (phi), porém apenas essa explicação não nos mostra toda a beleza, literalmente, que tem por trás deste número.

Os números de Fibonacci ligam-se facilmente à natureza. É possível encontrá-los no arranjo das folhas do ramo de uma planta, nas copas das árvores ou até mesmo no número de pétalas das flores. Podemos também encontrar a espiral de Fibonacci nas sementes das flores, em frutos e pinhas.