Qual a mensagem do filme Rio 2?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Além de divertir e descontrair um bocado, "Rio 2" traz uma mensagem de conscientização muito bacana e importante. Pois bem, enquanto Rio explorava a questão do tráfico de animais, essa sequência traz à tona o desmatamento da floresta amazônica e a consequente extinção dos animais que lá vivem.

O tema do filme, no fim, é o das escolhas que fazemos na vida. Em todos os níveis. E nas consequências destas decisões. CC: Rio buscou traduzir a cultura musical carioca.

Além de retratar a realidade do tráfico de animais, o filme mostra o risco que essa prática pode trazer às espécies.

Com o filme, podemos abordar: a fauna brasileira, o tráfico de animais silvestres, as espécies em extinção, a cultura popular brasileira (particularmente a fluminense), a dificuldade dos animais que vivem domesticados de se adaptarem ao habitat natural, entre diversos outros assuntos.

O filme “Rio 2” conta a jornada das araras-azul Blu, Jade e seus filhotes pela Amazônia. Em meio a novos desafios e ameaças, eles lutam para preservar o seu lar e a diversidade da fauna e flora. Com músicas envolventes e muita aventura, a animação encanta com sua mensagem de união e proteção ambiental.

Redija o seu texto
Desenvolvimento: indicação do conteúdo do filme (como os acontecimentos se desenrolam, mas sem narrá-los), intenção e público a que se destina; Conclusão: indicação das dificuldades para entender o filme, se é interessante, se se destaca e comparação com outros filmes do mesmo gênero.

10 temas da animação Rio para abordar na educação ambiental

  • 1) Tráfico de animais. ...
  • 2) Maus-tratos sofridos pelos animais. ...
  • 3) Espécies mais visadas por traficantes. ...
  • 4) Tráfico de aves. ...
  • 5) Problemas dos animais silvestres domesticados. ...
  • 8) Destaque os erros do filme.

desmatamento, desertificação, atividades agropecuárias, urbanização, aquecimento global, espécies invasoras, poluição, crescimento demográfico, superexploração e biopirataria (HERO & RIDGWAY, 2006).

Com a análise do filme Rio (2011), foi possível identificar elementos que influenciam a criação de uma identidade brasileira como os cenários do Rio de Janeiro, por exemplo: Maracanã, Calçada de Copacabana, Cristo Redentor, Pão de Açúcar.

Na história, Blu e sua família vão à floresta para procurar outras ararinhas-azuis. Na vida real, a espécie está extinta na natureza e há menos de cem vivendo em cativeiros. Após atravessarem o país no filme, encontram outras de sua espécie -inclusive o pai durão e antipático de Jade.

Ao oferecer uma narrativa aos seus espectadores, o cinema tem como principal objetivo fornecer um alto grau de convencimento sobre a história contada. Geralmente fixada por uma história cercada por um “começo, meio e fim” e preocupada em arrebanhar o gosto alheio, um determinado filme privilegia uma única perspectiva.

Dirigido por Carlos Saldanha, o título refere-se ao município do Rio de Janeiro, localizado no Brasil, onde o filme é ambientado.

Marcelo é um antagonista secundário no filme Rio. Ele é o líder dos contrabandistas e o cuidador de Nigel. Seus ajudantes são Armando e Tipa. Seu plano era roubar Blu e Jade para vender as últimas Ararinhas por uma grana preta.

O tráfico de animais contribui bastante para o desequilíbrio ecológico, vários animais são retirados dos seus habitats naturais, havendo uma perda considerável na biodiversidade brasileira, e o que é pior, muitos animais não sobrevivem durante o transporte, outros não se adaptam à “prisão” que o homem lhes impõe.

A pochete é um objeto em Rio 2 utilizado por Blu para carregar sua diversidade de bugigangas que lhe auxiliam no dia a dia.

A melhor maneira de concluir uma resenha crítica é emitindo sua opinião objetivamente sobre a obra. Diga o que achou dela em poucas palavras, uma vez que os argumentos para o seu ponto de vista já foram transmitidos no decorrer do texto. Na conclusão, o autor deverá somente informar o que achou em poucas palavras.