Qual a melhor idade para se formar na faculdade?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Isso só depende do indivíduo, de suas metas e de seus objetivos. A partir disso, essa pessoa pode escolher quando e se deve cursar em uma faculdade. Embora não haja uma idade melhor, quanto mais cedo é sempre melhor, com 18 anos você adianta 1 ano de formação, 1 de início de carreira e 1 de aposentadoria.

Não há idade mínima para entrar na faculdade. O único requisito para ingressar no ensino superior é ter concluído o ensino médio. Muitas pessoas ainda acreditam que é preciso ter 18 anos para começar uma graduação, mas isso é um mito. Isso acontece porque, em geral, se termina a fase escolar perto dos 18 anos.

21 anos

A média de idade dos universitários é de 21 anos. Eles ingressam por meio de vestibular, aos 19 anos, em cursos de bacharelado em instituições particulares. A idade mais frequente de conclusão do curso é de 23 anos.

Diferentemente do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, não existe idade certa para fazer faculdade no Brasil. O único pré-requisito para ingressar em uma instituição de Ensino Superior é ter concluído as etapas básicas de estudo até a data da matrícula.

Vale aqui uma orientação importante: não tem curso certo para quem tem 30 anos. O que é importante é seguir o que sua vocação ou vontade pede, e pode ser curso de Engenharia, Medicina, Pedagogia, Direito ou Jornalismo. Siga seu coração, seus interesses e aproveite o momento para progredir na carreira!

A faixa etária predominante é de 18 a 22 anos embora seja comum alunos com idade acima desta faixa.

O tempo máximo é estipulado, normalmente, pelo dobro do tempo mínimo menos um ano, descontando períodos de trancamento – alguns cursos têm regras próprias para estipular o prazo.

A estudante Patrícia Linares, de 45 anos, que foi alvo de chacota por algumas de suas colegas de turma na faculdade de Biomedicina por ser mais velha, anunciou nas redes sociais que ganhou uma bolsa de estudos para fazer intercâmbio na Inglaterra.

Cada pessoa encara o ingresso na vida universitária à sua maneira, tendo facilidades particulares e também dificuldades específicas. As mais aplicadas nos estudos podem sentir-se desconfortáveis para interagir socialmente, enquanto as mais sociáveis podem ter pouca capacidade de concentração ou foco, por exemplo.

Não existe uma idade mínima para começar a faculdade, mas é preciso ter concluído o ensino médio. Isso quer dizer que não importa se você tem 18 ou 60 anos, o ensino superior é democrático e recebe gente de todas as idades de portas abertas.

Ao longo da faculdade, você tem contato com novos conhecimentos, por meio de diferentes formas, por exemplo: Aulas sobre conteúdos específicos teóricos; Compartilhamento de conhecimento prático de professores; Troca de conhecimentos entre colegas de turma.

É possível prosperar a carreira aos 30 anos
No caso de quem quer fazer uma segunda graduação, pode aproveitar essa oportunidade para ter duas profissões ou mudar totalmente de área.

Como mudar de profissão aos 35 anos

  • Retome a sua rede de contatos e faça networking. ...
  • Considere experimentar novas formas de trabalho: empreendendo ou prestando serviços. ...
  • Faça um planejamento (financeiro, de ações, tarefas, etc) para começar a transição.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Pravaler, plataforma de financiamento estudantil privado, o curso de Psicologia é o mais escolhido por pessoas acima de 40 anos. Uma das vantagens de escolher a profissão é que ela permite uma atuação como autônomo, principalmente na Psicologia Clínica.

Quais são as 5 melhores profissões?

  • Médico. Não é nenhuma surpresa que a profissão de médico esteja no topo da lista das melhores profissões. ...
  • Engenheiro. A profissão de engenheiro também é muito valorizada, especialmente nas áreas de petróleo e gás, mineração e construção. ...
  • Advogado. ...
  • Professor. ...
  • Analista de Sistemas. ...
  • Conclusão.