Qual a expectativa de vida das pessoas trans?

Perguntado por: oprates9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

A maioria das vítimas tinha entre 18 e 29 anos, próximo à expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil, 35 anos. Apesar disso, a taxa é 6% menor comparada se comparada ao registrado em 2021, quando houve 140 homicídios.

35 anos

Expectativa de vida de pessoas trans é de 35 anos. O Brasil segue liderando o ranking de países com mais mortes de pessoas trans e travestis no mundo, aponta o dossiê Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais Brasileiras. É o 14º ano consecutivo em que o país está no topo da lista.

131 pessoas trans foram assassinadas em 2022 no Brasil, aponta dossiê Levantamento realizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) revela que, em 2022, 131 pessoas trans foram assassinadas no Brasil.

Direitos fundamentais para além de pessoas trans e travestis – direitos humanos. Cerca de 1,9% da população adulta brasileira, ou aproximadamente 4 milhões de pessoas, são transgênero e não binárias, segundo levantamento feito pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/Unesp).

Segundo um estudo feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), somente 16,7% das pessoas transgênero se encontram no mercado de trabalho atualmente.

Brasil

Em relatório divulgado pela Antra, Associação Nacional de Travestis e Transexuais, o Brasil continua sendo campeão de desrespeito e violência com pessoas trans. Pelo décimo quarto ano seguido, somos o país que mais mata pessoas destes gêneros no mundo. São 131 trans e travestis assassinados no país em 2022.

O caráter histórico da existência de pessoas trans leva parte da comunidade médica a acreditar em uma base biológica para o fenômeno. Linhas de pesquisa em estado inicial apontam para uma possível correlação com o período de desenvolvimento cerebral, durante a gravidez.

Brasil é o país

O Brasil é o país com mais mortes de pessoas trans e travestis no mundo pelo 14º ano consecutivo.

A faloplastia é realizada em homens trans e a cirurgia consiste na reconstrução do pênis no lugar da vagina. Nesses casos, há a necessidade de retalhos em muitos locais, tornando o nível de complexidade da técnica muito maior que quando a indicação da faloplastia não é por redesignação sexual.

IG Queer: 46 pessoas trans e travestis já morreram em 2023, aponta a Antra – Agência AIDS. Considerando o primeiro quadrimestre de 2023, a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) divulgou um dado parcial de 46 assassinatos de pessoas trans e travestis entre 1 janeiro e 30 de abril deste ano.

1. Canadá Desde 1982, a Carta Canadense de Direitos e Liberdades garante direitos humanos fundamentais à comunidade LGBT+.

De acordo com a Associação Nacional de Travestir e Transexuais (ANTRA), 90% das pessoas trans estão em situação de rua e de prostituição e não é por opção.

Em 2020, o Ipea realizou nova estimativa e publicou os dados na Nota Técnica Nº 73, onde está indicado que em setembro de 2012 existiam 92.515 pessoas em situação de rua e esse número aumentou para 221.869 em março de 2020, representando um aumento de 140% de pessoas em situação de rua nesse período.

Entre trabalhadores trans, 41% querem mudar de vaga e uma em cada quatro pessoas trans está desempregada, maior índice das comunidades da sigla: lésbicas, gays, bissexuais, queers, intersexuais e assexuais.