Qual a diferença entre Renavam e CR-V?

Perguntado por: idias9 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Muitas pessoas confundem o número do CRV com o código Renavam. Porém, o número do CRV fica localizado no canto superior direito do documento. Já o do Renavam, abaixo do centro do documento.

Quais são as partes integrantes do CRV? O documento CRV garante a sua posse do seu veículo e que o mesmo está de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as informações que ele contém, estão: Código RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), que contém todos os detalhes do veículo.

O que é? Consiste na consulta online a dados do CRV (Certificado do Registro do Veículo), antigamente chamado de DUT. O CRV é o documento utilizado para a transferência do veículo.

Para descobrir o número do CRV pelo RENAVAM a dica está em uma sigla bastante conhecida pelos motoristas: DETRAN. Ao acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de sua localidade, procure a área de consulta de veículos e insira o número do RENAVAM e da placa de automóvel.

A principal diferença entre eles é que o CRLV é de porte obrigatório e deve ser renovado anualmente, já o CRV é o documento de transferência e só deve ser utilizado quando o veículo for vendido ou sofrer alguma alteração física, como a mudança de cor ou até mesmo motor, por exemplo.

Posso circular com o veículo com a taxa paga? Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é de porte obrigatório.

Certificado de Registro de Veículo

Emissão digital do documento
O documento agora reúne o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) num único documento.

O Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) é um documento expedido anualmente e que indica que o carro pode circular normalmente pelas ruas e estradas do país. A expedição desse documento é feita pelo Detran (Departamento de Trânsito) de cada estado.

Portal de Legislação
Altera as especificações do Certificado de Registro de Veículo - CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV, passando o número de série dos certificados de 10 (dez) para 12 (doze) dígitos.

O Certificado de Registro de Veículo é um documento de posse obrigatória, ou seja, todo proprietário de automóvel deve possuir o CRV. Sendo assim, em caso de perda ou extravio deste documento, o proprietário deve informar ao Detran do estado de registro do veículo para então solicitar a emissão da segunda via.

Algumas pessoas podem confundir o número do CRV com o renavam, entretanto, o número do CRV está localizado no canto superior direito do documento. O Renavam localiza-se, abaixo do centro do documento.

O Honda CRV 2022 é um SUV de porte médio que a marca brasileira comercializa no Brasil. Com a chegada da nova geração, o modelo passou por mudanças profundas no Brasil no ano passado. Agora ele é oferecido apenas na versão Touring com motor 1.5 Turbo, câmbio CVT, tração 4×4 e preço sugerido de R$ 264.900.

  1. Acesse o "Portal de Serviços do Denatran"
  2. Clique em "Entrar com gov.br", depois selecione "Certificado digital"
  3. Será exibido o veículo registrado em nome da pessoa jurídica.
  4. Clique sobre o veículo desejado e baixe o CRLV nos formatos "pdf" ou "p7s".
  5. O documento será baixado e o condutor poderá imprimir.

O CR-V é comercializado em duas versões, sendo LX e EXL. A versão EXL traz a opção de tração dianteira (2WD) ou integral (4WD). Foco dessa avaliação, trazemos a versão EXL com tração dianteira (2WD). Como todos os carros focados no mercado familiar, o CR-V precisa ser um veículo prático.

É a emissão anual do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo. Desde 08 de maio de 2020, a emissão do licenciamento passou a ser de forma digital.

Com isso, o condutor flagrado dirigindo com o documento vencido será penalizado. Segundo o artigo 230 do CTB, a irregularidade resulta em multa de R$293,47 e acréscimo de sete pontos na carteira de habilitação, além da apreensão do veículo no pátio do Detran até que todas as pendências sejam quitadas.