Qual a diferença entre imagem bitmap e imagem vetorizada?

Perguntado por: idias . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Se imagens bitmap forem redimensionadas, em determinado ponto os pixels ficarão visiveis. Como imagens vetoriais não possuem pixels, pois suas formas são indicadas por fórmulas matemáticas, podemos redimensionar o quanto quisermos sem perda de qualidade.

Um bitmap é uma matriz de bits que especifica a cor de cada pixel em uma matriz retangular de pixels. O número de bits dedicados a um pixel individual determina o número de cores que podem ser atribuídos a esse pixel.

A principal está na capacidade de ampliação e redução. Como a imagem vetorial é salva e gerada a partir da informação de linhas, curvas e polígonos, quando essa imagem é ampliada ou reduzida o computador apenas altera as fórmulas matemáticas para aumentar ou diminuir esses dados.

Os tipos mais comuns de arquivo vetorial são AI (Adobe Illustrator), EPS (Encapsulated PostScript), PDF (Portable Document Format) e SVG (Scalable Vector Graphics).

Ao vetorizar uma figura, esses elementos são transformados sem que isso comprometa o resto da imagem. Outro benefício é que é possível aumentar a qualidade das imagens que estão em baixa resolução.

Imagens vetorizadas são compostas de formas como círculos, retângulos, linhas e curvas. Em geral, cada forma é composta por uma sequência de operações primitivas desenhadas por cursor: mover o cursor até um ponto, desenhar uma linha até um posto, desenhar uma curva com alguns pontos de controle até um ponto.

Bitmaps são indicados para representação de imagens com alto nível de detalhes. Os arquivos bitmaps por serem formados pixel a pixel, se tiverem seu tamanho aumentado, sofreram distorções consideráveis, pois cada ponto é transformado em blocos maiores para compor a imagem maior.

Imagens vetorizadas são compostas de formas como círculos, retângulos, linhas e curvas, enquanto imagens bitmap, também conhecidas como imagens raster, são formadas por uma grade de pixels.

Mas também poderíamos utilizá-las em diversas outras situações, como a marca, a identidade visual, ilustrações, animações, entre outras aplicações. A imagem vetorial (vetor) pode ser ampliada ou reduzida para qualquer tamanho desejado sem perder suas propriedades e o mais importante: sua qualidade.

As imagens em bitmaps são mais usadas em fotorrealistas, fotos do próprio celular, foto com ou sem efeito, fotos com muito efeito de degradê, desenhos e artes-finais. As imagens feitas em vetor são caracterizadas por fórmulas matemáticas, que formam figuras geométricas, como linhas, círculos, entre outras formas.

Enquanto a imagem bitmap está diretamente atrelada a um pequeno quadrado (o pixel), a vetorização parte para um caminho bem diferente. Com os vetores podemos representar linhas, pontos, curvas, polígonos e outros elementos básicos da geometria.

Por exemplo, se pegarmos uma imagem de matriz em JPG ou PNG, ela terá um tamanho definido como 200 x 200 pixels, se quisermos ampliar essa imagem, veremos todos os pequenos pixels que a compõem. Ao contrário da imagem vetorial que podemos ampliar sem problemas, pois ela nunca perderá a qualidade.