Qual a diferença do subjetivismo e objetivismo?

Perguntado por: ssouza7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Enquanto no subjetivismo, há o foco no sujeito, no objetivismo existe o foco na estrutura. Apesar da aparente dicotomia entre os conceitos, os autores postulam o diálogo entre o indivíduo e o outro, pois a sua escolha é compartilhada com outros sujeitos discursivos.

Enquanto o subjetivismo representa a ênfase em uma gênese intrapsíquica dos fenômenos humanos de maneira separada de outras condições da vida, a subjetividade é qualidade específica dos processos e fenômenos huma- nos nas condições da cultura, algo inseparável das condições de vida da pessoa, ainda que não seja uma ...

O subjetivismo é a doutrina filosófica que afirma que a verdade é a mentira individual. Cada sujeito teria a sua verdade. A ideia do sujeito é que projetaria o objeto. O subjetivismo atribui a fonte de se cada um tem a sua própria verdade, talvez seja impossível haver entendimento.

Uma pessoa pode pensar que o Sol gira ao redor da Terra (como algumas pessoas, de fato, pensam); mas isso não faz com que seja assim. Da mesma forma, ideias ou normas aceitas por uma sociedade ou cultura não têm efeito sobre a natureza da realidade; ou elas são compatíveis com os fatos da realidade, ou não são.

De acordo com a concepção objetivista, o sentido é objetivo e existe independentemente do entendimento humano. Ele não é jamais aquilo que alguém entende sobre alguma coisa, pois o sentido objetivo exclui quaisquer aspectos considerados subjetivos, isto é, contexto, cul- tura, emoções ou modo de compreensão particular.

Objetividade e subjetividade
Enquanto a objetividade caracteriza as ações que remetem sempre à ideia de ser prático, rápido, ter ações diretas e assertivas, na subjetividade, as ações variam de acordo com o julgamento e interpretação de cada pessoa.

O que é Subjetividade:
Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto. A subjetividade é algo que muda de acordo com cada pessoa, como o gosto pessoal, por exemplo, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo.

O subjetivismo ético, segundo RACHELS e DFMP, se desenvolveu a partir do século XVIII nas ideias filósofo britânico David Hume, que argumentava que as avaliações morais envolvem nossas emoções e não nossa razão, e que por isso trata-se de uma questão de sentimentos e não de fatos.

Toda subjetividade expressa algo de impessoal porque supõe processos de subjetivação onde se dá a repartição de singularidades de que fala Deleuze, como vimos acima. Assim, para valermo-nos da precisa terminologia deleuzeana, a subjetividade é um efeito massivo que provém de um processo singular.

Objetivismo (AO 1945: Objectivismo) é a filosofia identificada pela autora e filósofa russa-americana Ayn Rand.

O Objetivismo é baseado na assertiva de que existe uma realidade externa à percepção humana, passiva de ser conhecida. Desse ponto de vista, o propósito da ciência é determinar a realidade, que pode ser conhecida pelas mais variadas maneiras possíveis.