Qual a diferença de histórias em quadrinhos e mangás?

Perguntado por: nalbuquerque . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Um arco completo de uma HQ costuma durar entre cinco e sete revistas. Um mangá, por sua vez, pode ter mais de 300 volumes! É comum que as personagens de mangás sejam desenvolvidas de maneira que suas emoções fiquem claras. Já no caso das personagens de HQ, o foco maior é dado para a ação e o andamento da história.

Mangá é o termo utilizado para classificar as histórias em quadrinhos, ou seja, as HQs, produzidas no Japão. Ao contrário do sentido de leitura ocidental, em que começamos a ler o livro com a lombada (a costura do livro ou a junção da capa e contracapa) virada para a esquerda, os mangás seguem a leitura oriental.

Na prática, a única diferença real é que mangá são as HQs feitas no Japão, independentemente de como elas sejam. No Japão qualquer história em quadrinho, independente de onde seja, é chamada de mangá. O termo acabou sendo importado ao ocidente para se referir exclusivamente às histórias em quadrinhos japonesas.

Mas, afinal, qual é a diferença? A resposta é: nenhuma. HQ, gibi e mandá são a mesma coisa: histórias em quadrinhos. Todos possuem personagens fixos, ações fragmentadas e diálogos apresentados em pequenos balões de texto, o que muda é o modo como a história é contada e o formato em que é publicada.

História em quadrinhos é uma tirinha que envolve mais eprsonagens, mais conflitos, mais situações", explica Fernanda Bérgamo. As tirinhas também podem trazer à tona questões que dividem as opiniões e deixam parte da população a favor, outra parte contra.

O porquê disso é bem simples: facilitar transmitir ao leitor o sentimento dos personagens em questão. As cores – diferente das obras ocidentais que são todas coloridas, normalmente os mangás são em preto e branco, com apenas algumas páginas especiais sendo coloridas (não costuma ocorrer em todas as obras).

A manga é um fruto do tipo drupa. A manga é uma fruta muito consumida em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Ela é o fruto da mangueira, uma árvore de grande porte da família Anacardiaceae. Destaca-se por apresentar grande quantidade de polpa bem como aroma e cor característicos.

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos japonesas. Ele possui características marcantes que o difere das demais revistas em quadrinhos, como a forma de leitura, publicação, diagramação e traços nos desenhos dos personagens. Muitos mangás originaram séries de desenhos para a televisão, os chamados animes.

Existem diversos tipos de quadrinhos, com estéticas e histórias próprias, como os de terror, romance, ficção científica, os que fazem releituras de outros textos, os de gênero crime/policial, infantil, juvenil, os filosóficos, históricos etc.

As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas, ou seja, histórias narradas compostas por imagem e texto. Sua denominação varia entre arte sequencial (nome atribuído pelo famoso quadrinista americano Will Eisner), narrativa figurada e literatura ilustrada.