Qual a diferença da pílula do dia seguinte com 1 comprimido?

Perguntado por: yramos . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Nas farmácias a pílula do dia seguinte pode ser encontrada em dose única ou dupla, ambas com dosagens diferentes de hormônios. A dose única possui 1,5 mg de hormônio, enquanto a dupla possui 0,75 mg em cada comprimido, que devem ser tomados com um intervalo de 12 horas.

11 – É melhor tomar a pílula de 1 ou de 2 comprimidos? Não existe diferença de eficácia entre tomar uma única pílula ou tomar em duas doses.

Ulipristal. O ulipristal é vendido em caixa com 1 comprimido de 30 mg, e deve ser tomado em dose única. Ao contrário do levonorgestrel, o ulipristal não pode ser usado mais de uma vez por ciclo menstrual. Portanto, se você teve nova relação sexual desprotegida, a repetição do medicamento não está indicada.

A pílula do dia seguinte serve para impedir a fecundação do óvulo após uma relação sexual sem proteção. O fármaco faz isso de duas maneiras, de acordo com a etapa do ciclo menstrual. Se a pílula for usada no início do ciclo (fase folicular, logo depois da menstruação), a ovulação será bloqueada ou adiada.

A segurança e eficácia de Diad® somente são garantidas na administração por via oral. Diad® deve ser administrado no limite máximo de um comprimido de 1,5 mg ao dia e em dose única. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Para a especialista, não existe diferença entre os dois tipos de pílula do dia seguinte, até porque a dosagem é a mesma. Ambas representam uma enorme carga de hormônios ingerida de uma só vez, diferentemente das pílulas anticoncepcionais convencionais - ingeridas diariamente -, que possuem dosagem menor.

O que “corta” o efeito? O principal fator prejudicial ao efeito da pílula é a ocorrência de vômito por um período aproximado de duas horas após a ingestão. Nestes casos, o indicado é tomar o medicamento novamente. Além disso, a contracepção de emergência tende a ser mais eficaz nas 24 horas seguintes à relação sexual.

Para obter a máxima eficácia, o primeiro comprimido deve ser tomado o mais breve possível, dentro de 72 horas (três dias) após coito. O segundo comprimido deve ser tomado 12 horas após o primeiro.

Estima-se que de 0,6 a 2,6% das mulheres que tomam a pílula do dia seguinte após fazer sexo sem proteção ainda engravidam.

Solicitamos que a mulher tome um comprimido e espere 12 horas para tomar o outro. Entretanto, para não haver esquecimento, ela pode tomar os dois de uma vez também.

Em comparação à cartela das pílulas tradicionais, ele corresponde, mais ou menos, à metade da cartela, ou seja, tomar uma pílula do dia seguinte equivale a ingerir a metade da cartela de uma só vez, sendo assim, não é para ser usada como rotina, mas apenas em caso de emergência.