Qual a cidade que faz fronteira com o Paraguai?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 8 votos

A medida abrange 28 Municípios fronteiriços brasileiros e paraguaios, na fronteira do Mato Grosso do Sul são: Sete Quedas e Corpus Christi; Aral Moreira, PedroJuan Caballero e Capitán Bado; Bela Vista e Bella Vista Norte; Caracol e San Carlos del Apa; Coronel Sapucaia e Capitán Bado;Japorã e Saltos del Guairá; Paranhos ...

As cidades Foz do Iguaçu, Presidente Franco e Puerto Iguazú, localizadas uma ao lado da outra, promovem a singularidade de cada país. Ainda, próximo ao Marco das Três Fronteiras, no Paraguai, está uma das mais badaladas cidades da região, conhecida por ser uma zona de livre comércio, a Ciudad del Este.

A fronteira do Brasil com o Paraguai tem extensão de 1.365,4 km, dos quais 928,5 km são por rios e 436,9 km por divisor de águas. Estados brasileiros que fazem fronteira com o Paraguai: Paraná e Mato Grosso do Sul.

Foz do Iguaçu

Nesse sentido, destacam-se três cidades fronteiriças brasileiras: Foz do Iguaçu (PR), Corumbá e Ponta Porã (MS). Tanto Corumbá quanto Foz do Iguaçu são cidades de tríplice fronteira: Corumbá fica entre Paraguai e Bolívia, enquanto Foz do Iguaçu fica onde o Brasil se encontra com Argentina e Paraguai.

Foz do Iguaçu

Cidade do Paraná mais próxima do Paraguai: Foz do Iguaçu
Localizada no extremo oeste do estado, Foz do Iguaçu faz fronteira com a cidade paraguaia de Ciudad del Este, separadas apenas pelo Rio Paraná. Essa proximidade geográfica faz de Foz do Iguaçu um destino popular para os viajantes que desejam visitar o Paraguai.

Ciudad del Este

A cidade mais procurada para fazer compras no Paraguai é Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu. Basta atravessar a Ponte da Amizade para chegar ao Paraguai, especificamente Ciudad del Este. Apesar de fácil, é recomendado ir com uma excursão.

As cidades de Foz do Iguaçu – Brasil, Ciudad del Este – Paraguai e Puerto Iguazú – Argentina, juntas tem aproximadamente 700 mil habitantes. E recebe milhares de visitantes de todo o mundo anualmente, interessados em Turismo de Compra e Lazer.

Entre Foz do Iguaçu e Paraguai se encontra o rio Itaipu, que fica na Barragem de Itaipu. Por isso, para que haja a travessia, é necessário que os viajantes cruzem a Ponte da Paz, o principal acesso ao país.

O brasileiro que viaja ao Paraguai a turismo ou negócios (sem exercer atividade remunerada) não necessita de visto para ingressar no país, bastando apresentar seu passaporte brasileiro válido ou cédula de identidade (RG) à autoridade migratória. A autoridade migratória deverá apor carimbo de entrada no passaporte.

Quem passa pela aduana não precisa apresentar nada para entrar no Paraguai, geralmente não é cobrado documento algum durante a entrada, mas nas lojas sim! A não ser que algum fiscal pare você. Então leve consigo o seu documento de identificação. Lembrando que CNH e CPF não valem, somente RG e passaporte.

Guaraní

O Guaraní é usado como moeda nacional oficialsomente no Paraguai. 1 Guaraní é dividido em 100 Centimos.

De um modo geral, os itens que valem muito a pena comprar no Paraguai, são: eletrônicos e eletrodomésticos em geral, bebidas importadas, maquiagem, perfume e badulaques baratinhos. Pode compensar, mas talvez saia o mesmo preço que no Brasil, ou até um pouco mais caro: óculos de sol, tênis e roupas de marca.

Produtos proibidos de trazer do Paraguai. São proibidos produtos como cigarros e bebidas alcoólicas que sejam produzidas no Brasil e que tenham a venda voltada para o exterior. Sobre os cigarros, há de se ter atenção quanto ao país de origem, se ele não for comercializado lá, não pode trazer para o Brasil.