Qual a cidade mais antiga do Estado do Rio Grande do Norte?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

O município mais antigo do Rio Grande do Norte se chama Natal. Natal é um município localizado no Nordeste do Brasil, e é a capital do Rio Grande do Norte, possui uma área de aproximadamente 167Km².

Fundada em 1737, pelo brigadeiro José da Silva Paes, Rio Grande é a cidade mais antiga do Estado.

Segundo Câmara Cascudo, dois povos habitavam o nosso Estado, quando os europeus chegaram a esse território. Os Tupi, representados pelas tribos dos Potiguar, que ocupavam parte do litoral da Paraíba e todo o litoral do Rio Grande do Norte, principalmente o litoral que vai de Baía Formosa até Touros.

18 de março de 1818

Em 18 de março de 1818, através de Alvará-Régio, o Rio Grande do Norte é emancipado da Paraíba e se torna uma unidade política autônoma.

423 anos

Capital do Rio Grande do Norte, Natal completa 423 anos neste domingo (25). O nome da cidade foi escolhido justamente pelo fato de ter sido fundada no dia 25 de dezembro de 1599, dia do feriado religioso do Natal.

Capim Macio

Capim Macio
O bairro, que dá acesso à Praia de Ponta Negra, é um dos um dos mais valorizados de Natal. Com perfil residencial, apesar da tranquilidade o Capim Macio está próximo a restaurantes, supermercados, bancos, shoppings, como o Orla Sul e Sea Way, e de três faculdades.

Cidades mais antigas do Brasil

  • Cananéia – SP. Foto: Isabella Rosa. ...
  • Vila Velha – ES. Os 32 km de litoral já seriam motivos suficientes para visitar esse destino capixaba. ...
  • Olinda – PE. ...
  • Salvador – BA. ...
  • São Paulo – SP.

Tudo começou com as Capitanias Hereditárias quando o Rei de Portugal Dom João III, em 1530, dividiu o Brasil em lotes. As terras que hoje compreendem ao Rio Grande do Norte couberam a João de Barros e Aires da Cunha. A primeira expedição portuguesa aconteceu cinco anos depois com o objetivo de colonizar as terras.

Na divisão do Brasil em capitanias hereditárias pelo rei de Portugal, Dom João III, em 1530, as terras que hoje correspondem ao Rio Grande do Norte foram entregues para João de Barros e Aires da Cunha. Mas a primeira expedição portuguesa só chegou cinco anos depois.

História de NATAL/RN. No dia em que o mundo cristão celebra o nascimento de Jesus Cristo, a capital potiguar comemora aniversário. Por isso foi batizada de Natal.