Qual a chance de chegar aos 100 anos?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 8 votos

A estimativa da Fundação Seade é de que, em 2030, 1 em cada 4.523 paulistas seja centenário. Para 2050, a previsão é ainda mais otimista: 1 em cada 1.344. Alguém que, hoje, já está ao redor dos 70 anos.

Chegar aos 100 anos pode ser o desejo de muita gente, mas mais importante do que completar um século de vida, é viver muitos e muitos anos com saúde e disposição. Embora nenhum país tenha uma expectativa de vida tão alta, algumas pessoas conseguem driblar as estatísticas e ter uma velhice longa e saudável.

Ainda assim, chegar a 100 anos não é pouca coisa: as pessoas que atingiram essa idade representavam apenas 0,008% da população mundial em 2021, segundo os dados da ONU.

Centenários têm genes únicos que auxiliam na longevidade. Infecções anteriores ajudaram a moldar a resposta imune desse grupo. Achados podem colaborar com o envelhecimento saudável. Pessoas com mais de 100 anos têm mais genes STK17A, ligados à saúde celular.

O limite de idade do ser humano tem sido amplamente debatido e estudos recentes indicam que a vida pode ser estendida para 150 anos ou mesmo não há limite de idade no referencial teórico.

Pesquisadores da Singapura estimam que sim: de acordo com eles, humanos conseguem viver entre 120 e 150 anos, caso perigos óbvios como doenças ou estressores não atrapalhem.

88 anos

Expectativa de vida dos brasileiros chegará a 88 anos em 2100.

73,4 anos

Apesar de todos os esforços, no momento, nossa expectativa de vida média global é de 73,4 anos (segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde de 2019).

54%

O estudo indica que, entre os médicos, 970 - o equivalente a 42% do total - chegaram até os 90 anos. De acordo com o estudo, as chances de chegar aos 90 anos são de 54% para homens que praticam exercícios, mantêm peso e pressão arterial saudáveis, não fumam e evitam o diabetes.

A atividade física regular pode estender a vida. Praticar mais de 150 minutos por semana é o melhor, mas mesmo pequenas quantidades podem ajudar. Nunca ter fumado ou, pelo menos, abandonar este vício o mais precocemente possível pode prolongar significativamente a vida.

Com sua experiência de vida e na medicina, ele dá quatro dicas que considera infalíveis para viver os 80+ com disposição: estudar sempre, se alimentar com equilíbrio, não ser sedentário “os sedentários vão embora antes” diz, e levar a vida com otimismo, com pensamento no futuro e com ajuda da religião.

Porque é que algumas pessoas vivem até aos 110 anos? Os indivíduos que vivem até aos 110 anos ou mais apresentam os mesmos genes associados à doença que a população em geral, mas também têm genes que os ajudam a viver durante mais tempo, dá conta um estudo publicado na revista científica “Frontiers in Genetics”.

Ou seja, a única maneira de ultrapassar a marca dos 110 anos e se tornar supercentenária é cultivando hábitos saudáveis durante toda a vida. Mais do que viver muito, viver com qualidade, independência e saúde é o que realmente importa.

Se hoje se pode esperar viver até aos 66 anos, em média, no ano 1000 dificilmente se passaria dos 24 anos, um terço dos recém-nascidos morreria no seu primeiro ano de vida e mais uma grande parte dos sobreviventes sucumbiria às doenças, pestes, fomes e epidemias.