Quais são os valores de um profissional?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Já no que se diz respeito aos ramos de atuação, a ética profissional rege uma série de comportamentos que conferem homogeneidade entre os colegas de equipe, líderes e demais pessoas envolvidas no ambiente organizacional. Com isso, é proporcionada uma ascensão de valores como honestidade, justiça e respeito.

Exemplos de valores humanos

  1. Respeito. O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. ...
  2. Honestidade. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ...
  3. Humildade. ...
  4. Empatia. ...
  5. Senso de justiça. ...
  6. Educação. ...
  7. Solidariedade. ...
  8. Ética.

O ponto é simples: O PROFISSIONAL VALE AQUILO QUE ELE CONSEGUE REALIZAR! Numa análise um pouco mais elaborada, vemos que são quatro as características que compõem o valor de um profissional: Conhecimento técnico, relacionamento, realização e imagem. O CONHECIMENTO técnico é um dos pilares da vida profissional.

Os valores de uma empresa são um retrato do seu DNA, é o que a diferencia da concorrência. Eles impactam desde a experiência do funcionário até o relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores. Na hora de tomar decisões importantes, esses valores devem sempre ser levados em consideração.

Liderança. Certamente, a liderança é a soft skills mais valorizada do mercado. Simplesmente porque consiste na junção de todas as outras habilidades. Um profissional líder deve saber se comunicar bem, ter inteligência emocional, alinhamento cultural, adaptabilidade, resiliência etc.

Os valores pessoais são formados por aquilo que é importante para nós, guiando nossas ações, metas, vontades e relacionamentos pessoais e profissionais. Estar alinhado com eles, traz efeitos positivos para nosso dia a dia, garantindo que nossos sentimentos estão alinhados com nossas ações.

Como descobrir seus valores profissionais e colocá-los em prática

  1. 1) Se questione. Por quais atitudes você (ou sua empresa): — Quer ser conhecida; — Quer ser lembrada; — Quer ser admirada. ...
  2. 2) Liste os valores. ...
  3. 3) Praticar é o mais importante. ...
  4. 4) Pense na Comunidade.

São atitudes como honestidade, amor ao próximo, respeito, paz, cidadania, ética, moral, que permitem que as pessoas possam viver em conjunto numa sociedade democrática.

Os valores profissionais adquirem uma importância notável na proposta de compromisso. Graças a eles, os profissionais seguem uma linha de atualização constante e de contribuições intelectuais para a melhora não apenas pessoal, mas da profissão em geral.

Os valores além de guiarem os nossos comportamentos, eles também influenciam a nossa satisfação profissional. Pois, quando trabalhamos em uma empresa que compartilha dos nossos valores, nos sentimos engajados e temos a sensação de pertencimento.

Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. Existem diversos tipos de valores: estéticos, religiosos, éticos, profissionais, familiares etc.

Exemplos de princípios: amor, equilíbrio, pertinência, ordem. Os valores, por sua vez, são como o carvão, mais maleáveis, individuais, subjetivos e influenciados pelo externo, assim como o contexto, a época, a cultura, o objetivo, o tempo e o interesse.

As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

7 competências mais procuradas pelas empresas

  • Trabalho em equipe.
  • Flexibilidade.
  • Comunicação eficaz.
  • Desenvoltura para resolver problemas.
  • Aceitar feedback.
  • Autoconfiança.
  • Pensamento criativo.

Para o profissional, ela agrega credibilidade, confiança e respeito ao trabalho. Por isso, além da experiência e autonomia em sua área de atuação, o profissional que apresenta uma conduta ética conquista mais respeito, credibilidade, confiança e reconhecimento de seus superiores e de seus colegas de trabalho.