Quais são os três tipos de nuvem?

Perguntado por: achaves7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Com base na aparência, distinguem-se três tipos: cirrus, cumulus e stratus. Cirrus são nuvens fibrosas, altas, brancas e finas. Stratus são camadas que cobrem grande parte ou todo o céu. Cumulus são massas individuais globulares de nuvens, com aparência de domos salientes.

Os dez principais tipos de nuvens são: cirrus, cirrocumulus, cirrostratus, altocumulus, altostratus, stratus, stratocumulus, nimbostratus, cumulus e cumulonimbus.

De acordo com a aparência, existem três tipos de nuvens: cirrus, stratus e cumulus. Segundo o Atlas Internacional de Nuvens, de acordo com os estratos, essas nuvens dividem-se em altas, médias e baixas.

Tipos de nuvens

ClasseTiposAltitude (km)
Nuvens altasCirrus; Cirrocumulos; e Cirrostratus7-18
Nuvens médiasAltostratus e Altocumulus2-7
Nuvens baixasStratus; Stratocumulus; e Nimbostratus0-4
Nuvens com desenvolvimento verticalCumulonimbus e Cumulus0-3

Cirrus

Nuvens Cirrus (Ci): nuvens brancas e isoladas formadas por cristais de gelo. Esse é o tipo mais comum de nuvens e que apresentam um formato alongado, sendo finas e compridas.

As nuvens noctilucentes são finas e se formam a até 80 km cima da superfície da Terra. Os cientistas acreditam que elas se formam quando o vapor de água congela e forma cristais de gelo que, por sua vez, se prendem a partículas de poeira presentes na atmosfera.

Cumulonimbus

Cumulonimbus
Isso é muito comum no verão, com nuvens cumulus da manhã evoluírem para cumulonimbus (nuvens de tempestade) durante a tarde. Perto do solo, as cumulonimbus costumam ser bem definidas, mas quanto mais altas, mais elas parecem finas nas bordas.

Existem 10 tipos delas: cirrus, cirrocumulus, cirrostratus, altocumulus, altostratus, nimbostratus, stratocumulus, stratus, cumulus e cumulonimbus. As do tipo cirrus são as mais elevadas, enquanto as cumulus possuem base mais baixa.

São as nuvens mais baixas, geralmente escuras e provocadoras de chuvas.

As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande.

Dentre os componentes da atmosfera, a cobertura de nuvens é o principal agente nos processos de absorção e espalhamento da luz solar que incide sobre a Terra, seguido pelos gases e pelos aerossóis.

Como as partículas, as gotículas de nuvem são tão pequenas que não caem no chão (a menos que a nuvem esteja liberando chuva). O ar ascendente ao seu redor empurra-as para cima, a gravidade as puxa para baixo e elas acabam flutuando no céu.