Quais são os sintomas de uma crise existencial?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Os principais e mais conhecidos sintomas são a ansiedade, insatisfação, insônia, estafa mental, pessimismo, pensamentos intensos sobre a morte e também a vontade de se isolar.

A crise existencial é um momento de questionamento sobre vários aspectos da vida, como a própria existência, o lugar no mundo, a função nos contextos em que você se envolve, o propósito da vida e o motivo de estar aqui. A pessoa faz uma certa revisão da vida, repleta de dúvidas, angústias e incertezas.

As crises existenciais são períodos de instabilidade emocional que podem ocorrer em qualquer momento da vida. Elas se caracterizam, principalmente, por conflitos internos carregados de dúvidas, melancolia e solidão.

Normalmente, os sujeitos que passam por uma crise existencial sentem a necessidade de se isolar, pelo menos por um período. Os pensamentos são agitados o bastante para direcionar o sujeito a um espaço tranquilo, para que ele possa ficar mais à vontade com a própria mente.

A versão adulta de uma crise existencial geralmente começa em meados dos 20 anos. A crise existencial adulta também busca soluções para questões de identidade, mas as questões são mais complexas. Crises existenciais da meia-idade lidam com questões relacionadas à mortalidade, legado e realizações.

O termo “crise existencial” se refere ao descontentamento que surge devido à insatisfação ou à confusão com a própria identidade e sentido da vida. Também pode ser chamada de “ansiedade existencial” já que incita a pessoa em crise a se preocupar excessivamente com seu futuro e propósito de vida.

Por outro lado, diferente da Depressão Patológica, uma Crise Existencial não exige a presença de muitos sintomas e pode ainda surgir a qualquer momento e sem nenhum motivo diretamente aparente.

Algumas pessoas relatam que ele promove uma certa desconexão da vida, fazendo com que a pessoa tenha vontade de desaparecer, sumir, dormir e não acordar mais. Além disso, sintomas físicos podem ser comumente sentidos como: frio na barriga, aperto no peito, dores de cabeça, náuseas e outros.

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

Respire fundo e procure controlar sua respiração. Desta maneira, você evitará situações de pânico causadas pela ansiedade. Literalmente, a ansiedade perderá o ar e você assumirá o controle. 2 – Aceitação: você precisa reconhecer e aceitar que tem um problema, que sofre de uma crise de ansiedade.

A depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente. Mesmo se algo maravilhoso acontecer ou estiver acontecendo, a pessoa continuará triste. A pessoa triste pode ter sintomas no corpo, como sentir aperto no perito, taquicardia, chorar. A pessoa deprimida tem pensamentos suicidas.

Um ataque de ansiedade ou crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação.

O que evitar falar diante de uma pessoa com crise de ansiedade?

  1. “Mantenha a calma”
  2. “Você está exagerando”
  3. “Eu te entendo!”
  4. “Você tem que superar”
  5. “Eu também sou ansioso

A crise existencial é um estado de humor atingido que ocorre quando há uma quebra em nossa realidade. É quando parece que nada ao nosso redor faz mais sentido. A crise é marcada por uma profunda desconexão com o mundo ao redor, no qual a maior parte das coisas perde seu propósito e razão de ser.