Quais são os Patrimônios da Humanidade no Brasil?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos
  • Cidade Histórica de Ouro Preto (MG)
  • Centro Histórico de Olinda (PE)
  • Ruínas de São Miguel das Missões (RS)
  • Centro Histórico de Salvador (BA)
  • Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG)
  • Brasília (DF) Crédito: Arquivo MTur. ...
  • Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
  • Centro Histórico de São Luís (MA)

Atualmente, existem cerca de 1.121 lugares declarados como Patrimônios da Humanidade que estão localizados em 167 países diferentes.

1. ° — Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

Ouro Preto é uma das primeiras cidades tombadas pelo Iphan, em 1938, e a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial, conferido pela Unesco, em 1980.

Existem 1121 bens tombados como patrimônio da humanidade, em 167 países mundo afora. O Brasil, 13º país no ranking, possui 22 bens tombados (14 culturais, 6 naturais e 1 misto), em 17 estados.

São sítios com áreas de excepcional diversidade biológica e da paisagem. Neles, a proteção ao ambiente, ao patrimônio arqueológico, o respeito à diversidade cultural e às populações tradicionais são objeto de atenção especial.

Podem ser bens considerados patrimônio histórico cultural: obras de artes plásticas (pinturas, esculturas, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos históricos em geral); construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, casarões, jardins, monumentos); festas e festividades; músicas; elementos ...

Patrimônios Mundiais:

  • Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
  • Patrimônio Cultural Imaterial.

Capoeira

Capoeira é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A conquista brasileira mais recente foi o Complexo da Pampulha, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade em julho de 2016.

Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como os cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pelo ser humano e que definimos como cultura de uma sociedade. De acordo com sua importância, em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade.