Quais são os meses que mais chove no Rio de Janeiro?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Aqui não há nenhuma estação excessivamente chuvosa: enquanto na costa do Nordeste e no litoral entre o Rio e São Paulo há meses em que chove até 400 mm, no Rio os meses mais chuvosos (dezembro e janeiro) têm pico de 180 mm – relativamente pouco para uma cidade nos trópicos cercada por montanhas.

Abril, maio e junho são meses de temperaturas mais amenas que o verão e com menos chuva.

Engraçado, não é? A estação mais quente na cidade dura entre dezembro a março.

Normalmente, chove mais em dezembro, janeiro e fevereiro”, explica. No entanto, apesar de não ser o recordista em precipitações, março ainda é um mês mais úmido do que outros. “Neste mês ainda é verão e, por isso, há instabilidade e possibilidade de chuva”, completa a meteorologista.

Verão

Verão: representa a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. É caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Essa estação costuma apresentar altos índices pluviométricos.

A Bóia recomenda:

  • Os meses com tempo mais firme são abril, maio e junho.
  • O inverno (julho e agosto) tem temperaturas amenas, mas pode dar praia sim.
  • Feriadões (tirando Carnaval e Réveillon) oferecem pechinchas para quem procura.

O Rio de Janeiro é uma cidade incrível para se visitar em qualquer época do ano, mas cada mês tem suas peculiaridades e atrações específicas. Se você quer evitar multidões e preços absurdos, é melhor visitar a cidade durante a baixa temporada, entre março e junho, e entre agosto e novembro.

O clima tropical úmido se encaixa perfeitamente com a beleza da cidade. A média anual de temperatura no Rio de Janeiro é de 24°C. As temperaturas mais baixas ocorrem de junho a agosto, quando chove menos (médias entre 18°C e 25°C).

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

A cidade do Rio é uma que em 2024 pode ter um verão por demais quente e com muitos dias de máximas extremas. O risco será ainda maior se ocorrer um aquecimento do Atlântico na costa brasileira.

Abril e maio no primeiro semestre e setembro e outubro no segundo são os meses de menores chuvas, se você também levar em conta o clima um pouco mais quente e “praieiro, prefira abril ou outubro, que marcam proximidade com o verão.