Quais são as características da logística reversa?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
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A logística reversa pós-consumo é o sistema que tem ganhado força nos últimos anos, uma vez que tornou-se obrigatória para alguns setores devido à Lei 12.305/2010. Caracteriza-se pela coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.

A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ...

As etapas do processo de logística reversa

  • Incentivo do usuário final. Uma das principais etapas do processo de logística reversa são os incentivos para que o público consumidor saiba descartar corretamente determinado tipo de produto. ...
  • Rotas de entrega. ...
  • Parcerias. ...
  • Política de devolução. ...
  • SAC.

Os principais tipos de logística reversa no Brasil são: a pós-consumo, pós-vendas e reuso.

Melhorar fisicamente a gestão de resíduos; Transferir a responsabilidade da gestão ao setor privado; Aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais pela sociedade (reuso, reciclagem e recuperação);

Logística reversa

  • Recuperação de produtos;
  • Redução do consumo de matérias-primas;
  • Reciclagem, substituição e reutilização de materiais; e.
  • Reparação de produtos.

Os 4 tipos de logística

  • Logística de produção.
  • Logística de distribuição.
  • Logística reversa.
  • Logística de suprimentos.

EXEMPLOS DE LOGÍSTICA REVERSA
Um exemplo comum de Logística Reversa é a coleta e reciclagem de embalagens de plástico. Após o consumo dos produtos embalados, as embalagens de plástico são coletadas por empresas especializadas em reciclagem, que as transportam para seus centros de triagem e processamento.

Benefícios da logística reversa

  • Colaborar com questões ambientais;
  • Encontrar um diferencial;
  • Trazer uma imagem institucional positiva;
  • Explorar ações de marketing vinculadas à causa;
  • Reduzir custos;
  • Reutilizar os materiais na produção de outros produtos;
  • Criar consumidores mais conscientes.

A logística reversa é o procedimento que permite ao consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto. Em 2020, o Brasil bateu recorde reciclando 97,4% das latas de alumínio que entraram no mercado, segundo dados do setor.

A logística reversa de pós-venda se caracteriza pelo retorno dos produtos vendidos que não foram utilizados ou tiveram pouco uso. Esse conceito é diferente da logística reversa pós-consumo, que é aquela necessária quando o ciclo de vida do produto acaba.

A logística interna possui algumas características que a diferenciam da logística externa e que exigem uma atenção especial por parte dos gestores. Sua função primordial é a gestão do fluxo de materiais e informações dentro da empresa, desde o recebimento das matérias-primas até a expedição dos produtos acabados.

A quem se aplica? A logística reversa pode ser aplicada a todo tipo de resíduo, porém seu alvo principal são os produtos que, após consumidos, se descartados de maneira errada, podem causar riscos de intoxicação tanto da natureza, quanto da sociedade.

A logística reversa é um conjunto de procedimentos, ações e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, a fim de reaproveitar ou destinar de forma correta os resíduos sólidos.

Neste post, o foco é a logística reversa pós-consumo. Ela consiste em um conjunto de métodos, processos e ações que buscam tornar mais viável a coleta e o retorno dos resíduos sólidos das mercadorias às empresas de origem.

Aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais pela sociedade, por meio do incremento nos índices de reuso, reciclagem e recuperação dos materiais; e. Incentivar a melhoria ambiental no projeto dos produtos e embalagens (promovendo o chamado ecodesign).