Quais os tecidos que podem ser pintados?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Os tecidos mais utilizados para pintura são os de algodão. Mas você também pode usar poliéster ou outros tecidos sintéticos, porém a tinta não irá aderir da mesma forma. Repare também na trama do tecido, quanto mais fechadinho, melhor ficará a pintura.

Os tecidos mais usados são os 100% algodão. Entretanto, alguns tecidos mistos ou de poliéster, como é o caso do Oxford sintético, também podem ser usados.

Podem-se tingir jeans, sarja, veludo, moleton, plush, cotton, crochê, toalhas, redes e peças com 100% de algodão em sua composição. Tecidos como lã acrílica, lã natural, poliéster, lycra, suplex e sintéticos em geral não suportam o processo de tingimento.

Opções de tecido de fibras naturais, como algodão, seda ou lã, não absorverão a tinta adequadamente.

2. Em quais tecidos usar. Em geral, os fabricantes recomendam aplicar a tinta de tecido em panos de algodão (sem goma) e em outros tecidos não sintéticos, como é o caso do linho e do tricoline.

Você precisará de um tipo especial de tintura feito para poliéster. Procure marcas específicas para esse tipo de tecido. Você pode encontrar esse tipo de tintura na maioria das lojas de tecido ou de artigos de artesanato. Muitas lojas on-line o vendem também.

Umedeça o tecido antes da pintura
Umedecer o tecido antes da aplicação da tinta pode melhorar a aderência, pois isso permite que a tinta flua para as fibras. Só não molhe demais o tecido, já que isso pode diluir as suas cores ou fazer com que elas vazem (ou as duas coisas).

Em tecidos poliméricos, como o poliéster, a capacidade para absorver água é fundamental para os chamados “processos de beneficiamento”, ou seja, tratamentos como o tingimento ou a estampagem, que melhoram as caraterísticas do tecido, aumentando o valor agregado.

Já as tintas do tipo plastisol são indicadas para aplicações em tecidos sintéticos como o poliéster. "Esse tipo de tinta ajuda a combater a migração de cor, que é o maior desafio da impressão serigráfica em poliéster", afirma o especialista.

Há, inclusive, tecidos que não são recomendados para o tingimento, como é o caso do poliéster. A viscose é um tecido que absorve bem a tintura, podendo passar pelo processo de tingimento mais tranquilamente.

Por ser um tecido sintético, o crepe na alfaiataria também proporciona a possibilidade de tingimento das mais variadas cores, o que torna as peças muito mais abrangentes nas combinações.

O mais comum é que se utilize um produto fixador, que pode ser adquirido juntamente com a tinta ou corante de tecidos. Porém, caso não encontre um fixador tradicional para comprar, tanto o vinagre branco quanto o sal, misturados com um pouco de água, podem ser usados para fixar a cor nos tecidos.