Quais os pontos positivos e negativos de ser um empreendedor?

Perguntado por: odorneles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Aspectos positivos e negativos são associados à imagem do empreendedor, como por exemplo, o lado positivo é ser audacioso, persistente e visionário; e o lado negativo é ser uma pessoa que gosta de correr riscos e que se ocupa só consigo mesmo e com o dinheiro.

Quanto aos pontos negativos de se empreender e relativos à vida pessoal e profissional, 55% disseram se sentir pressionados por tudo depender da sua própria decisão e 51% afirmam ter muita ansiedade e estresse; 53% falaram da dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e 41% destacaram o peso de ter de pagar ...

O negócio de um empreendedor permite exatamente o oposto. Ele fornece a autonomia necessária para tomar decisões e, sempre que for preciso, mudar. Isso ocorre porque há a proximidade entre o fundador e a empresa, tornando mais simples todos os processos.

Ter um negócio próprio permite organizar as tarefas e a execução das mesmas de acordo as suas preferências, disponibilidade e ritmo de trabalho. Trabalhar por conta própria permite gerir horários de uma forma flexível, escolhendo os melhores momentos para desenvolver o trabalho, marcar reuniões ou visitar clientes.

As principais vantagens de um negócio digital é a redução de custos e fronteiras, além da escalabilidade. Por outro lado, como desvantagem há a grande concorrência e dificuldade de impor a credibilidade.

Os pontos fracos são quaisquer recursos da empresa que podem causar uma perda de vantagem competitiva, posição ou estado financeiro.

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

Os 7 desafios do empreendedorismo no Brasil

  • 1º Carga Tributária;
  • 2º Falta de Estímulo de Crédito;
  • 3º Concorrência Alta;
  • 4º Grande Possibilidade de Fechamento da Empresa;
  • 5º Escolher um Nicho que o Empreendedor Goste;
  • 6º Burocracia para Empresas;
  • 7º Conseguir fazer Gestão Empresarial.

A principal desvantagem de ser um empresário individual é não poder separar o patrimônio pessoal do patrimônio empresarial. Por conta disso, caso a empresa contraia dívidas, os bens pessoais do proprietário podem ser incluídos para pagamento desses débitos.

Empresário Individual: Vantagens e desvantagens
A principal desvantagem é, de fato, o uso do patrimônio pessoal do empresário para saldar compromissos financeiros. Isso significa que uma dívida trabalhista, por exemplo, poderá ser saldada com dinheiro pessoal do empresário caso a empresa não tenha caixa para fazê-la.