Quais os benefícios de resetar o celular?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

Essa ação tem várias finalidades e benefícios, incluindo: Solução de problemas: se o seu celular está apresentando lentidão, travamentos frequentes, erros no sistema operacional ou outros problemas de desempenho, formatar o dispositivo pode ajudar a resolver essas questões.

Para remover todos os dados do smartphone, redefina-o para as configurações originais. Redefinir um dispositivo para a configuração original é um processo também conhecido como "formatação" ou "reinicialização forçada".

Ao ser realizado, todas as informações e os dados armazenados são excluídos. Assim, o aparelho (smartphone, celular ou tablet) retorna às configurações originais de fábrica. Com isso, todos os arquivos, contas de e-mail, aplicativos, softwares e dados registrados durante o uso do aparelho são apagados.

O reset de fábrica não removerá o sistema operacional do dispositivo (iOS, Android ou Windows Phone), como também os aplicativos pré-instalados e os dados no cartão de armazenamento (como um cartão microSD). Mas voltará ao conjunto original de aplicativos e configurações.

Resetar o celular é um procedimento importante antes de vender ou doar o aparelho a outra pessoa. O recurso, que restaura o sistema às configurações de fábrica do Android ou iPhone (iOS), também é indicado para solucionar problemas de software, como lentidão e travamentos, por exemplo.

Formatar o Android pode ser uma ótima saída para deixar o aparelho mais rápido. Ou, se você vai vender o seu aparelho, pode resetar o conteúdo dele para não comprometer informações pessoais já que esse método apaga todos os dados (fotos, vídeos e arquivos) e aplicativos, como o WhatsApp.

Hard Reset: Quando você não consegue ter acesso ao sistema por ele ta com uma senha que você se esqueceu. Restauração do sistema: Você tem acesso ao sistema já com a senha e pode ir nas configurações e faze isso dentro do sistema já.

Restaurar o backup do WhatsApp permite ter de volta todas as conversas e mensagens disponíveis no seu aparelho.

Existem situações específicas que requerem que o celular seja formatado, e algumas dessas situações são:

  1. Quando for vender ou doar seu celular;
  2. Quando o celular estiver muito lento;
  3. Quando for enviado para assistência técnica.

Otimiza a memória RAM
Quando isso acontece, parte da memória RAM é consumida fazendo com que o acesso aos demais aplicativos fique lento ou travando. Então, para evitar esse problema o celular precisa ser reiniciado ao menos uma vez por dia.

Mesmo quando você formata o aparelho, esses arquivos ainda permanecem. Por isso, o recomendado é que você rode o programa logo após fazer a formatação. Assim, garante que os arquivos não sejam sobrepostos por novos salvamentos.

Só que gente, vale lembrar que não existe um número mínimo ou um padrão em relação ao número de vezes que o celular precisa ser reiniciado. Mas, reiniciar o celular pelo menos uma vez por dia, certamente não vai fazer mal nenhum ao seu aparelho. Por que reiniciar o celular é importante para manter bom desempenho.

Como fazer para formatar o celular?

  1. Acesse as configurações do dispositivo;
  2. Toque em "Gerenciamento geral";
  3. Selecione a opção "Restaurar";
  4. Toque em "Restaurar padrão de fábrica";
  5. Toque em "Redefinir" e confirme;
  6. Aguarde o processo de reinicialização.