Quais foram as últimas palavras de Che Guevara?

Perguntado por: vresende2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

O general Alfredo Ovando Candia, chefe das Forças Armadas da Bolivia, atribuiu a Guevara esta frase, que foram suas ultimas palavras: "Sou o "Che" Guevara e fracassei."

Morre na aldeia de “La Higuera”, no dia 9 de outubro de 1967. Nas palavras de Che: “Prefiero morir de pie, a vivir arrodillado” (Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado).

Veja algumas das principais frases de Che Guevara: "Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a primavera."

Até à vitória, sempre Pátria ou Morte

A frase, de acordo com Che, deveria ser escrita assim: 'Até à vitória, sempre Pátria ou Morte'", diz Soriano.

O objetivo da militância política e militar de Che Guevara era instaurar o comunismo na América Latina. Che acreditava que essa era a única maneira de encerrar a pobreza e os problemas humanos.

9 de outubro de 1967, La Higuera, Bolívia

O número exato de rebeldes mortos é discutível, no entanto, em sua autobiografia, Fidel Castro alega que cinco foram mortos nos combates, e um adicional de cinqüenta e seis morreram mais tarde pelo Fulgencio Batista.

Fulgêncio Batista governou Cuba por três períodos, de 1933 a 1940, quando concentrou todo o poder para nominações de cargos públicos, já começando a mostrar sua face ditatorial.

Pátria ou Morte") é uma frase em castelhano, que mais tarde se tornou o slogan político da esquerda revolucionária, atribuída ao revolucionário Ernesto Che Guevara. É por vezes abreviada para Hasta Siempre, título de uma famosa canção dedicada a Che Guevara.

Pendurado perto da parede da cama, o famoso pôster de Ernesto Guevara de La Serna, com sua boina e a estrela de enfeite para valorizar a frase: "hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás". Sempre entendi que o sentido da mensagem era de que o ato mais doloroso e mais penoso, às vezes, é necessário.

Embora as contas variem, estima-se que várias centenas de pessoas tenham sido executadas em todo o país durante esse período, com o total de mortes jurisdicionais por Guevara em La Cabaña variando de 55 a 105. Diferentes pontos de vista existem de sua atitude em relação às execuções em La Cabaña.

Gary Prado Salmón

O militar boliviano Gary Prado Salmón, conhecido mundialmente por capturar o guerrilheiro argentino Ernesto “Che” Guevara, morreu no último sábado (6) na cidade de Santa Cruz, aos 84 anos.

Guevara viajou por vários países da América Latina quando vivo, escrevendo diários que, posteriormente, viriam a ser publicados como livros, e conquistando simpatizantes por onde passava. Porém, no dia 9 de outubro de 1967, ele foi morto a fuzilamento na pequena aldeia de La Higuera, na Bolívia , por militares.

Guevara se tornou o braço direito de Fidel Castro, foi presidente do Banco Nacional e mais tarde Ministro da Indústria de Cuba. Acreditava na construção do Socialismo. Na Bolívia, organizou um grupo guerrilheiro com o objetivo de unificar o regime político da América Latina.

Nas imediações da Quebrada del Yuro os exércitos conseguiram desbaratar toda a guerrilha e prender Guevara. Após um breve interrogatório, Che Guevara foi fuzilado pelo tenente Mario Terán, na tarde do dia 9 de outubro de 1967.