Quais elementos influenciam na vegetação?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

1 – Disponibilidade de água no solo. 2 – Clima: temperaturas, umidade do ar, presença de chuvas (pluviosidade), geada, vento, neve e outros fatores climáticos. 3 – Tipos de relevo (planalto, planície, montanha, vale, etc.).

As vegetações nativas em uma região são influenciadas diretamente pelo seu clima. Além dos aspectos climáticos, outros fatores participam do desenvolvimento da vegetação. São exemplos relevo, hidrografia, solo, pressão atmosférica, altitude, latitude e movimentação das massas de ar.

Todos os tipos de vegetações identificadas resultam da interdependência de fatores naturais, tais como luz, calor, umidade, solo e hidrografia. Desse modo, conforme a combinação desses elementos, a vegetação exibirá uma configuração específica.

Vegetação: as florestas e demais formas de vegetação ajudam a absorver o calor proveniente da radiação solar, amenizando o aquecimento. Além do mais, através da evapotranspiração, elas ajudam a aumentar a umidade do ar, provocando mais chuvas.

O desenvolvimento da vegetação depende, principalmente, do clima, do solo e do relevo. Apresenta inúmeras funções, que vão desde a manutenção da biodiversidade e da integridade dos solos até a participação nos ciclos biogeoquímicos.

Existem quatro tipos principais de vegetação no Brasil: as florestas ( Amazônica, Mata dos Pinhais e a Mata Atlântica), Cerrado, Caatinga e os Campos.

O relevo influência também no processo de lixiviação, promovendo o transporte de elementos químicos através da água, tornando o solo deficiente em alguns nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas e dificultando sua capacidade de produção.

O clima e as chuvas
Ele constitui uma característica importante que determina a natureza da Caatinga. O clima semiárido possui uma precipitação (quantidade de chuva) em torno de 800mm por ano. Em períodos mais chuvosos pode chegar a 1.000mm por ano e nos mais secos, apenas 200mm por ano.

A Floresta Amazônica é um tipo de floresta equatorial ou tropical. Possui mais de cinco milhões de km² e é, em função disso, considerada a maior floresta tropical do mundo. Trata-se também da principal formação vegetal do território brasileiro, uma vez que recobre aproximadamente 60% de sua superfície.

A estrutura da vegetação florestal é multidimensional e estratificada em diversas camadas, que permitem aos animais, e até outras plantas, alojarem-se, possibilitando, de certa forma, a exclusão territorial, ocupando nichos e espaços nos quais podem explorar os recursos disponíveis.

No processo de fotossíntese essa radiação chega por meio do sol e os fótons presentes nela excitam os elétrons dentro da estrutura celular da planta e assim começa o processo de síntese da cadeia de produção dos açúcares e assimilados.

Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas, continentalidade e maritimidade.