Quais elementos da cultura negra está presente no filme Besouro?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Nesse contexto, os negros eram a massa oprimida, e suas manifestações religiosas e culturais, reprimidas, inclusive a Capoeira, cuja prática era totalmente proibida. É nesse ambiente que vive Manoel Henrique Pereira, menino negro nascido a menos de dez anos após a abolição.

O filme ilustra como o racismo e a dinâmica da escravidão dificultaram consideravelmente a vida da população negra, mesmo após a abolição legal da escravatura.

Há cenas também que mostram como a capoeira pode ser uma luta de autodefesa para as mulheres, que podem usar a capoeira para se defenderem da violência e se organizarem através dessa luta para criarem grupos de mulheres para se protegerem contra violência doméstica, por exemplo.

Besouro tornou-se um mito, um símbolo da luta pelo reconhecimento da cultura negra no Brasil, e com certeza deve ser lembrado até hoje. Em uma época cheia de ódio e preconceitos, Besouro teve a percepção da importância de lutarmos por nossos ideais de igualdade, solidariedade e respeito.

Mesmo quase 40 anos após a abolição da escravatura no Brasil, no interior da Bahia, a escravidão ainda era uma realidade. Manoel, o lendário lutador de capoeira conhecido como Besouro, usou a força e as virtudes da luta para unir seu povo e lutar pelos seus direitos.

No começo do século XX, apesar da escravidão já ter acabado no Brasil há muitos anos, os negros ainda eram oprimidos pelos brancos. Enquanto isso, no Recôncavo Baiano, o menino Manoel Henrique aproveita sua infância para aprender uma tradição afro-brasileira proibida na época, a capoeira.

Modo de produção escravista
As relações aqui não são de cooperação, como no modo comunal primário, mas sim, de domínio e sujeição, uma vez que os escravos eram vistos como instrumentos, como objetos, animais, etc.

3 - O candomblé é praticado pelos personagens negros do filme. 4- As religiões de matriz africanas eram proibidas para evitar que eles não contribuíssem com a igreja católica. 5- Eram donos de terra que possuíam o poder .

Na recente fita Besouro, foi o próprio orixá Exu quem consagrou o protagonista a lutar pelo povo negro contra a opressão. Exu aparece como um negro alto, espadaúdo e forte, desafia Besouro para uma luta com ele enquanto este anda desnorteado numa feira de rua em sua cidade.

construção da personagem Exu, o orixá mensageiro nas religiões afro-brasileiras, no filme Besouro.