Quais as últimas intervenções federais que ocorreram no Brasil?

Perguntado por: uparaiso . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 2 votos

Já no ano de 2018, durante o governo do ex-presidente Michel Temer, duas intervenções federais foram decretadas: uma no Rio de Janeiro, implementada pelo Decreto nº 9.288/2018; e outra em Roraima, instaurada pelo Decreto nº 9.602/2018.

Durante dez meses e meio, a área foi coordenada pelo interventor federal, general Walter Souza Braga Netto. A última intervenção federal, em Goiás, havia ocorrido em 1965, durante a ditadura militar.

Desde que a Constituição Federal foi promulgada em 1988, o Brasil presenciou três intervenções federais. A primeira, iniciada fevereiro de 2018, durante o governo de Michel Temer, permitiu que o governo interviesse no Rio de Janeiro para solucionar problemas relacionados com a segurança pública daquele estado.

Em 1972, o então presidente Emílio Garrastazu Médici decretou intervenção Federal na cidade de Leme/SP (decreto 70.065/72). O então chefe do Executivo justificou a medida como solução capaz de terminar as sucessivas crises políticas que ocorriam desde 1969 envolvendo aquele município.

A intervenção só pode ocorrer nos casos e limites estabelecidos pela Constituição Federal: quando houver coação contra o Poder Judiciário, para garantir seu livre exercício; quando for desobedecida ordem ou decisão judiciária; quando houver representação do procurador-geral da República.

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou neste domingo (8) intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal para manter a ordem após a invasão de bolsonaristas radicais aos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).

A intervenção pode ocorrer se uma parte do País se declarar independente (o que é crime, pois, segundo a Constituição, a República Federativa do Brasil é uma união indissolúvel entre estados, municípios e Distrito Federal).

Após apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadirem e vandalizarem as sedes dos três Poderes em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal até 31 de janeiro.

Intervenção é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de intervir e indica uma intercessão ou mediação em alguma situação adversa. No âmbito da medicina, uma intervenção é uma operação ou procedimento cirúrgico, feito com o objetivo de tratar algum problema de um paciente.

A justificativa para a intervenção foi o comprometimento da ordem pública no estado devido aos índices de criminalidade. Já a intervenção militar é uma reação das Forças Armadas no interior do próprio país ou contra um outro território, derrubando a autoridade instituída e tomando o controle.

Walter Souza Braga Netto, tem 65 anos e nasceu em 1º de março de 1957, em Belo Horizonte (MG). Tem no currículo a passagem pela chefia de 2 ministérios –o da Casa Civil e o da Defesa–, além do cargo de interventor no Rio de Janeiro, no governo Michel Temer (MDB).

Decreto. A intervenção federal só pode ocorrer por meio de um Decreto Presidencial. Ou seja, decretar a intervenção federal é um ato privativo do Presidente da República.

Ao contrário da intervenção federal espontânea, a intervenção federal provocada é aquela que só pode ser decretada pelo Presidente depois da “provocação” de outro órgão ou Poder Púbico.

Os arts. 34 e 35 da Constituição Federal preveem a intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal e a intervenção dos Estados nos municípios, respetivamente, medidas excepcionais em um Estado Federado. A hipóteses de intervenção dos Estados nos seus municípios, prevista no art.